Simpósio em Curitiba discutirá a industrialização de produtos orgânicos 18/09/2013 - 17:40

foto/divulgacaoO Mercado Municipal de Curitiba receberá na sexta-feira (20), a partir das 8h30, o simpósio “Industrialização de Alimentos Orgânicos”, em iniciativa da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O evento é gratuito e terá palestras e paineis com a participação de especialistas, entre eles o coordenador de agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Pereira Dias. A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, através do Centro Paranaense de Agroecologia – CPRA, participa da organização do evento.

“A Fiep tem procurado atividades que coloquem a indústria paranaense em perspectiva e a produção orgânica é uma delas. A programação pretende discutir as dimensões da agroecologia e tratar de cadeias importantes dentro deste setor da indústria orgânica”, explica Márcio Miranda, engenheiro agrônomo do Centro Paranaense de Agroecologia (CPRA).

A expectativa é que o simpósio possa promover a industrialização de produtos orgânicos por meio da disseminação da informação, alavancando toda a cadeia produtiva. É esperada a participação de aproximadamente 170 pessoas, entre empresários, profissionais, especialistas que atuam na área de alimentos orgânicos e estudantes de cursos técnicos da área de alimentos.

Além das palestras, o evento contará com exposição e degustação de produtos orgânicos e uma oficina que ensinará ao público receitas que incluem ingredientes orgânicos.

Confira a programação:


8h30: Abertura
9h:
Palestra – Eixos temáticos na produção de alimentos orgânicos: meio ambiente, economia e desenvolvimento social
9h40: Palestra – Sustentabilidade e produção de alimentos orgânicos: o novo mercado para as agroindústrias
10h50: Painel – Sistema brasileiro de availiação de conformidade orgânica, rastreabilidade e segurança de alimentos
13h30: Painel – Comercialização de produtos orgânicos
15h30: Painel – Oportunidades, desafios e perspectivas na produção e processamento de alimentos orgânicos
17h: Encerramento

Mais informações: http://www.fiepr.org.br/observatorios/agroalimentar/