Sistema de Agricultura do Paraná participa de conferência internacional sobre manejo de florestas 20/10/2023 - 13:16

O Sistema Estadual de Agricultura do Paraná (Seagri) participou da Conferência IUFRO 2023 América Latina, que aconteceu entre os dias 17 a 19 de outubro, em Curitiba. A programação reuniu formuladores de políticas públicas, pesquisadores, setor privado e comunidades rurais para apresentação de iniciativas em prol da biodiversidade e debates sobre o manejo sustentável em florestas naturais e plantadas. As palestras aconteceram no Instituto de Engenharia do Paraná. 

Na solenidade de abertura, o chefe do Departamento de Florestas Plantadas (Deflop), Breno Menezes de Campos, representou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Ele falou sobre a importância da cadeia florestal para o estado e sobre o uso da madeira como matéria-prima renovável e sustentável. “É uma cadeia estratégica para o governo, com impacto no nosso Valor Bruto da Produção, que gera empregos e tem muitas empresas envolvidas”, disse.

De acordo com Campos  as florestas plantadas têm um papel relevante como fixadores de carbono, e também podem estar presentes em sistemas de integração lavoura-pecuária e sistemas agroflorestais, ferramentas fundamentais do Plano de Agricultura Baixa Emissão de Carbono ABC+. “O governo estadual e a Secretaria, em especial, estão atuando como parceiros do setor em diversas ações”.

Também foram debatidos assuntos como o desenvolvimento tecnológico para impulsionar a gestão ambiental, a estreita relação entre plantação, produção, consumo e economia, e a importância do incentivo financeiro de empresas privadas e órgãos públicos para o progresso desse setor.

PRIORIDADES - As florestas naturais e as plantadas, gerenciadas sustentavelmente, tornam-se fontes para a geração de energia, construção de produtos madeireiros e crescimento econômico. Entre os tópicos considerados urgentes pelos participantes nessa área estão o melhoramento genético, o plantio de árvores para neutralização da emissão de carbono, os novos usos de florestas plantadas com matéria prima renovável e sustentável, e a necessidade da criação de uma comunicação organizada com a sociedade.

Entre as propostas também estão a promoção de inter-relações com outros países. A Coordenadora do Programa de Desenvolvimento de Capacidades da IUFRO, Janice Burns, reafirmou a importância da conexão entre profissionais florestais, cientistas e formuladores de políticas de desenvolvimento.

EVENTO - A Conferência IUFRO 2023 América Latina foi realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio da Unidade Embrapa Florestas, e a União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO). A iniciativa é uma forma de incentivar o progresso ambiental, ao propor a troca de ideias, participação em grupos de trabalho e reflexões sobre soluções que promovam o bem-estar da humanidade, como citou Yeda Malheiros de Oliveira, pesquisadora da Embrapa Florestas e presidente do evento. 

 

Fonte: Assessoria Seab com Assessoria Embrapa Florestas

 

GALERIA DE IMAGENS