A

 
Abate sanitário

 Eliminação, em estabelecimento sanitariamente inspecionado, de animais contaminados por enfermidade infecciosa ou que com eles tiveram contato.

 
Adensamento

Nome dado à colocação de novas plantas para fechar espaços com eventuais falhas e aumentar a cobertura do solo.

 
Adubo

Nutriente para o solo e plantas, formado de matéria orgânica animal ou vegetal decomposta ou em decomposição e também rochas que possuem fósforo ou potássio.

adubo - lodo de esgoto

 

 
Adubo verde

Plantas apropriadas para nutrição do solo e cultivadas para esse fim específico.

adubo verde

 

 
Agricultura de baixa emissão de carbono

A atividade agropecuária, tanto quanto se beneficia do equilíbrio de temperatura da natureza, também emite gases que contribuem para o desequilíbrio no efeito estufa, retendo na atmosfera mais calor que o necessário para manter a temperatura da Terra em níveis ideais. A agricultura de baixo carbono é vista como uma alternativa sustentável para reduzir os impactos negativos ao solo, água e meio ambiente de forma geral. Entre algumas técnicas empregadas estão o plantio direto, a integração lavoura/pecuária/floresta, biodigestão de dejetos e a redução no uso de produtos químicos. O governo federal instituiu o Plano ABC com vistas a promover e financiar a agricultura de baixo carbono.

 
Agricultura digital

Conjunto de tecnologias da informação, que auxiliam o produtor nas atividades rurais. Inclui dispositivos, aplicativos, softwares e outras ferramentas para viabilizar a automação, conectividade, redes interativas, sensoriamento remoto e análise de dados que possibilitem decisões estratégicas. Também é conhecida como agricultura 4.0 ou agricultura de precisão.

 
Agricultura familiar

Aquela em que a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte de renda. Entre as características marcantes dessa atividade estão a diversidade produtiva e a relação do produtor com a terra, normalmente local de trabalho e moradia. A Lei 11.326/2006 classificou agricultor ou empreendedor familiar rural como aquele que possui área até quatro módulos fiscais, usa mão de obra da própria família, que também gerencia o empreendimento, de onde obtém a renda. Na mesma qualificação estão silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária.

agricultura familiar

 

 
Agricultura orgânica

A Lei 10.831/2003 considera produto agropecuário orgânico o que é produzido com técnicas específicas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis, além do respeito à integridade cultural das comunidades rurais. Ela acrescenta que precisa ter como objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica, a maximização dos benefícios sociais e a minimização da dependência de energia não renovável. Para isso, deve-se empregar, sempre que possível, métodos culturais, biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos; a eliminação do uso de organismos geneticamente modificados e radiações ionizantes, em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização; e a proteção do meio ambiente.

organico

 

 
Agricultura periurbana

Uso de técnicas agropecuárias em áreas no entorno de núcleos urbanos, normalmente são pequenas hortas e pomares, ou criação de animais para consumo ou comercialização na cidade.

periurbana

 

 
Agricultura tradicional

Modelo utilizado por pequenos e médios produtores que empregam todos os elementos vantajosos disponíveis na família e na propriedade para melhor desempenho na produção.

 
Agricultura urbana

No ambiente urbano, consiste de pequenas hortas ou pomares, e até mesmo criação de pequenos animais para consumo próprio ou comercialização com vizinhos e feiras.

horta urbana

 

 
Agroindústria

Local onde se processa matéria-prima, agregando valor agropecuário. O produto resultante pode estar na cadeia alimentar ou na não-alimentar, como produtos de diferentes origens como couro ou de energia.

agroindústria

 

 
Agronegócio

É entendido como todos os elos das cadeias produtivas, desde fabricação e uso de insumos até o consumo. Envolve, entre outros elementos, pesquisa, serviços, produção, transporte, industrialização, investimentos, custeio e comercialização no mercado interno e internacional.

 
Agrotóxico

Produto industrial utilizado no combate aos inimigos naturais das culturas, passíveis de reduzir a produção. Também é chamado de defensivo fitossanitário e agroquímico. Os tipos são classificados de acordo com a natureza das pragas a serem combatidas: desfoliantes (folhas indesejadas), fumigantes (bactérias no solo), fungicidas (fungos), herbicidas (ervas daninhas) e inseticidas (insetos).

agrotóxico

 

 
AgTech

Termo nascido nos Estados Unidos para se referir às empresas de tecnologia aplicada ao agronegócio.

 
Alqueire

Medida agrária usada para dimensionar superfícies. A medida difere dependendo das regiões do país. No Paraná, se adotou o alqueire paulista, que equivale a 24.200 metros quadrados ou 2,42 hectares (ha). O alqueire do norte equivale a 27.225 m² (2,72 ha), o alqueire mineiro equivale a 48.400 m² (4,84 ha) e o alqueire baiano mede 96.800 m² (9,68 ha). A palavra designava, na origem, cestas usadas para medir grãos.

 
 Animais sentinelas

Animais inseridos em um estabelecimento para avaliar a presença ou não de agente biológico, após atenderem os requisitos técnicos estabelecidos pelo serviço oficial 

 
Ano agrícola

Período de tempo decorrente da semeadura até a colheita.

 
Ano-safra

O ano-safra no Brasil é contado de 1.º de julho a 30 de junho do ano seguinte. Esta prática foi adotada em 1990.

 
Arenito Caiuá

A formação Arenito Caiuá é um tipo de solo que se estende por 107 municípios, principalmente da região Noroeste do Paraná, ocupando 3,1 milhões de hectares do Estado. O solo é profundo e bastante arenoso, tendo baixos teores de matéria orgânica. Além disso, possui baixa capacidade de retenção de água, apresentando-se frágil e sujeito à erosão.

arenito caiua

 

 
Arroba

Equivale a 15 quilos. Apesar de não constar do Sistema Internacional de Unidades, é usada na quantificação do peso de animais, como os bovinos.

 
Assentamento rural

Espaço amplo em região considerada unidade de produção agrícola com objetivos de reforma agrária.

 
Ater

Sigla de Assistência Técnica e Extensão Rural.