C

 
Calcário

Rocha que contém essencialmente carbonato de cálcio. Também pode apresentar magnésio ou outros minerais de carbonato. Na agricultura é usada como corretivo de solo ácido.

calcário

 

 
Capoeira

Vegetação residual composta de várias gramíneas e/ou arbustos esparsos. Ela cresça em locais onde a mata original foi retirada ou deixada para recomposição da flora.

 
Carcaça

Parte ou o todo de um animal morto com a carne limpa, geralmente sem pele, vísceras, patas e cabeças.

carcaça

 

 
Cédula de Produto Rural (CPR)

É um título cartorial representativo de promessa de entrega de produtos rurais. Pode ser emitido pelo produtor ou por alguma de suas associações ou cooperativas. 

 
Cereal

Termo para plantas gramíneas que produzem frutos farináceos. Os frutos, sementes e alimentos delas provenientes também recebem a mesma denominação.

cereal

 

 
Cinturão verde

Faixa de terra formada por áreas verdes, normalmente usada para hortas ou pomares, na zona periférica de cidades.

 
Commodity (commodities)

Qualquer matéria-prima ou produto de baixo valor agregado comercializado em grande escala e globalmente em bolsa de valores ou no mercado à vista (spot). Normalmente, os preços ficam sujeitos à sazonalidade e particularidades do mercado, como oferta e demanda.

 
Compactação de solo

Processo de aumento da densidade do solo que, por vezes, resulta em pouca ou nenhuma permeabilidade a líquidos.

 
Condicionador de solo

Produto que promove melhoria das propriedades físicas, físico-químicas ou biológica do solo. Normalmente utilizados em solos que sofreram erosão, processo de salinização, compactação ou influência de poluição química.

 
Conservação do solo

Conjunto de práticas de proteção que evita degradação química do solo e garante o uso sustentável para plantio.

 
Correção do solo

Introdução de práticas, sistemas ou substâncias que alteram as propriedades do solo para tornar mais fecundo para as plantas.

 
Corredor sanitário

Rota de trânsito de veículos determinada pelo serviço oficial por onde deverão passar, obrigatoriamente, cargas de animais, seus produtos, subprodutos, resíduos ou insumos pecuários.

 
Crédito rural

Recurso financeiro com juros ajustados para os produtores usrem tanto nos investimentos quanto no custeio e comercialização da produção. Tem o objetivo de estimular a produção e fortalecer todas as cadeias da agropecuária, promovendo maior circulação de recursos no setor. A definição sobre a taxa de juros e o volume anual de recursos é do Conselho Monetário Nacional (CMN) e faz parte do Plano Safra, que contém as regras de aplicação.

 
Cultivar

Variedade cultivada. Planta submetida a melhoramento genético, de tal forma que apresenta características identificáveis e que a distinguem de outras variedades competidoras, garantindo performances superiores.

cultivar

 

 
Cultivo consorciado

Plantio de duas ou mais culturas em uma mesma área e no mesmo período.

consorciado

 

 
Cultura de cobertura

Cultivo de espécies com potencial de proteger o solo e reduzir a perda de nutrientes nos períodos em que a terra não está semeada ou que esteja mais suscetível a perdas.

 
Curva de nível

Plantio feito em contorno, com a produção organizada usando linhas de diferentes altitudes, de acordo com o relevo do terreno.

 
Custeio agropecuário

Denominação dos recursos de crédito rural destinados a cobrir despesas comuns do ciclo produtivo, como compra de sementes, adubo, ração, vacina, pagamento de serviços, etc.