D

 
Defeso

Proibição de pesca ou caça em determinada época com objetivo de preservação das espécies.

 
Deficit hídrico

Quantidade de água inferior àquilo que as plantas precisam para se desenvolver e o que é oferecido. Também denominado estresse hídrico.

 
Deriva

Denominação para o desvio das gotas durante a aplicação de produtos químicos, como inseticidas, fungicidas e herbicidas, fazendo com que o produto não atinja 100% o alvo, espalhando-se pela atuação dos ventos para direções indesejáveis.

 
Dia de campo

Reunião técnica realizada durante um dia com objetivo de mostrar a pequenos e médios produtores resultados das instituições de ensino e pesquisa agropecuária, com vistas a buscar soluções sustentáveis ou novas tecnologias aplicáveis a uma região ou uma determinada cultura.

dia de campo

 

 
Dormência

Estado de repouso da semente e plantas, após atingir a maturidade fisiológica. Com isso, elas aguardam a época mais propícia para germinar, se desenvolver e dar continuidade à espécie.

 
Dumping

Expressão da língua inglesa usada para o processo de venda de bens ou serviços a preços inferiores aos de mercado. Muitas vezes, o objetivo do dumping é eliminar ou inibir concorrentes e ganhar mais mercado com o produto concorrente.