F

 
FAO

Sigla da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (em inglês, Food and Agriculture Organization). É a divisão da ONU que dá apoio aos países na resolução de problemas ligados à alimentação e agricultura. A sede fica em Roma.

FAO

 

 
Febre aftosa

Doença altamente contagiosa causada por vírus. Ela afeta animais de casco fendido, entre eles bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Os sinais mais frequentes são febre, perda de peso, salivação excessiva e surgimento de úlceras, sobretudo, na boca e pés. Apesar de não prejudicar a qualidade da carne, é uma doença com consequências econômicas muito fortes, pois vários países restringem a importação de carnes de locais onde ela é registrada.  

 
Cuidados

Em locais onde o vírus está presente ou não há declaração oficial de livre da doença, há necessidade de vacinação periódica de bovinos e búfalos. Onde há certificação de livre de febre aftosa sem vacinação, as autoridades exigem uma forma de controle da movimentação do rebanho. No caso do Paraná, há obrigatoriedade do cadastro dos animais. Também há controle e fiscalização dos animais que adentram a região considerada livre.

 

 
Feira agropecuária

 Evento de realização temporária ou periódica, com finalidade comercial determinada.

 
Fertilizante

Produto mineral ou orgânico, natural ou sintético, que fornece um ou mais nutrientes ao solo e às plantas, com objetivo de melhorar a fertilidade e o desenvolvimento das culturas.

 
Focus

O Relatório Focus ou Boletim Focus é publicado no início da manhã de toda segunda-feira pelo Banco Central. Ele traz as expectativas do mercado financeiro em relação a diversos indicadores econômicos, como índices de preços, câmbio, PIB e taxa Selic. O estudo tem como base as projeções feitas por aproximadamente 140 instituições financeiras e gestores de recursos.

 
Forrageira

Qualquer espécie de vegetação de uma área destinada à alimentação animal na sua forma verde ou seca.

forrageira

 

 
Fronteira agrícola

Área delimitada para que sejam praticadas as atividades agropecuárias.

 
Fundo perdido

Trata-se de um subsídio, normalmente de órgão público, que não precisa ser devolvido diretamente. O retorno desejado é indireto, por meio de um benefício social. É um termo popular para a concessão de financiamento não-reembolsável.