I

 
IDH

O Índice de Desenvolvimento Humano foi criado pela ONU com o intuito de medir o nível de desenvolvimento a partir das variáveis de educação, expectativa de vida ao nascer e renda. O IDH vai de 0 a 1. Núcleos sociais com IDH até 0,499 têm desenvolvimento considerado baixo; de 0,500 a 0,799 são de médio desenvolvimento; e os que têm IDH maior que 0,800 são os de alto desenvolvimento.

 
Índice de produtividade

É a relação entre o que foi produzido e os recursos empregados para atingir aquele resultado.

 
Implemento agrícola

 

Equipamento que, acoplado a algum sistema de tração (mecânico ou animal), auxiliam no preparo do solo, adubação, implantação da cultura e colheita.

pulverizador

 

 
Indicação Geográfica

Selo que garante ao consumidor que o produto é genuíno e possui qualidades particulares, ligadas ao local de sua procedência. A IG distingue o produto de outros que tenham a mesma natureza e que estejam disponíveis no mercado, ou em razão das qualidades geográficas e meteorológicas da localidade ou devido à forma de cultivo, tratamento e manufatura.

 
Inoculante

Produto comercial que contém microrganismos com ação benéfica para o desenvolvimento das plantas. Os microrganismos precisam ser validados por pesquisa e autorizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

 
Inovagro

O Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária é um crédito oferecido pelos bancos oficiais com a finalidade de apoiar o produtor rural a incorporar inovações na propriedade.

 
Insumo

Tudo o que é utilizado e se destina para melhorar a qualidade ou garantir a produção agropecuária. Normalmente, podem ser classificados em elementos biológicos (esterco, adubação verde), químicos (fertilizantes, agrotóxicos, calcário) e mecânicos (trator, colheitadeira, ferramentas).

 
Invasão biológica

Processo de ocupação de ambiente natural por espécies exóticas provocando impactos ambientais negativos, como alteração no meio, competição, hibridação, deslocamento de espécies nativas, entre outros.

 
Irrigação

Aplicação artificial e controlada de água no solo e na planta com a finalidade de assegurar seu melhor desenvolvimento.

 
Aspersão

 

A água é aplicada em forma de pequenas gotas em todas as direções de forma simultânea.

aspersao

 

 
Autopropelido

 

O sistema consiste de um equipamento móvel em que água é lançada sobre as plantas em jato por um único aspersor do tipo canhão.

autopropelido

 

 
Gotejamento

 

A água é aplicada de forma constante, lenta e com baixa pressão por meio de componentes mecânicos chamados gotejadores.

gotejamento

 

 
Microaspersão

Segue o sistema de gotejamento, mas com volume maior de água e pressão.

 
Pivô central

 

Consiste de uma estrutura com mais tecnologia, com aspersores espalhados em toda a extensão possibilitando aplicação mais precisa.

pivo central

 

 
Sulcos

A água é conduzida no solo por pequenos canais ou sulcos paralelos às fileiras das plantas.

 

 
ILPF

A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é uma estratégia de produção que integra no mesmo espaço as atividades agrícola, pecuária e florestal. A associação pode ser feita em sucessão, rotação ou cultivo consorciado envolvendo as atividades.