M

 
Mata ciliar

Floresta ou outro tipo de cobertura vegetal nativa que fica às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome deriva de “cílios”, que protegem os olhos.

mata ciliar

 

 
Matéria orgânica de solo

É o resíduo vegetal ou animal, incluindo excrementos, em variados estágios de decomposição. Tem importância na melhoria das condições físicas e químicas do solo.

materia organica

 

 
Média propriedade

Área rural com extensão entre 4 e 15 módulos fiscais, que depende da região ou bioma.

 
Melhoramento genético

Alteração intencional do material genético de um ser vivo, com objetivo de controlar ou desenvolver características desejáveis como resistência a secas, ganhos de produção, resistência a ataques de pragas e doenças.

 
Mercado a termo

Operação de compra e venda com prazo de vencimento em data futura. Nessa modalidade, vendedor e comprador assumem compromisso de que a transação será efetuada no tempo específico e de acordo com os termos previstos, incluindo a taxa de juros. As duas partes ficam vinculadas entre si, de tal forma que, caso haja desistência da compra, o preço acordado deve ser pago. É também chamado de mercado a prazo.

 
Mercado futuro

Forma de negociação provocada pela instabilidade nos preços dos grãos. As bolsas oferecem a possibilidade de contratos de compra e venda antecipada de safras. A Bolsa de Chicago é a balizadora no mercado de futuro nos ativos em que atua. Neste tipo de negociação, a liquidação pode acontecer a qualquer momento, aproveitando as oscilações diárias.

 
Mercado spot

O mercado à vista, em que a entrega da mercadoria e o pagamento são realizados de forma imediata, também é conhecido como mercado spot. Esse tipo de transação também pode ser feito com o uso da bolsa de valores. Também pode ser chamado de mercado disponível, mercado pronto ou mercado físico.

 
Microbacia

Sob o aspecto físico, é uma área geográfica relativamente homogênea, compreendida entre os divisores de água, que é drenada para um curso de água principal. A microbacia também é entendida como uma unidade de planejamento de uso e conservação do solo, e execução de atividades agropecuárias e ambientais com vistas ao desenvolvimento humano sustentável.

microbacia

 

 
Microcrédito

Empréstimo de pequeno valor concedido a empreendedores de baixa renda. O objetivo é potencializar o desenvolvimento de pequenas atividades produtivas.

 
MID

O Manejo Integrado de Doenças é um sistema que leva em conta todos os métodos de proteção de plantas disponíveis, econômica, ambiental e ecologicamente viáveis, com vistas a manter o nível de doenças abaixo da possibilidade de dano.

Mip

 

 
MIP

O Manejo Integrado de Pragas é um sistema que leva em conta todos os métodos de proteção de plantas disponíveis, econômica, ambiental e ecologicamente viáveis, com vistas a manter o nível populacional da praga abaixo da possibilidade de dano.

 
Moderagro

O Programa de Modernização da Agricultura e Conservação de Recursos Naturais foi criado para financiar projetos de modernização e expansão da produtividade nos setores agropecuários e para ações voltadas à recuperação do solo e à defesa animal.

 
Moderfrota

O Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras tem como objetivo financiar a aquisição de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas.

 
Moderinfra

O Programa de Incentivo à Irrigação e à Produção em Ambiente Protegido tem como meta  o desenvolvimento da agropecuária irrigada sustentável, econômica e ambientalmente, e fomento à produção em ambientes protegidos.

 
Módulo fiscal

É uma unidade de medida, em hectares, com valor fixado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para cada município. Leva em conta o tipo de exploração agropecuária dominante, a renda obtida, outras explorações que sejam expressivas e o conceito de propriedade familiar. É um parâmetro para a classificação fundiária do imóvel, determinação de área passível de exploração agropecuária e para a promoção da política agrícola nacional.

 
Monocultura

Extensão homogênea de lavoura na qual se cultiva apenas uma espécie.

monocultura

 

Montante

Área acima de outra à qual se refere. É comum usar essa referência para a direção da nascente de um rio.