S

 
Saca

Unidade de medida de peso equivalente a 60 quilos utilizada no Brasil para medir grãos.

 
Safra

Produção agrícola durante um determinado período do ano.

 
Safrinha

Produção agrícola no período entre duas colheitas principais ou a segunda safra de grãos em um mesmo ano-safra.

 
Sanidade animal

Se refere à boa saúde do animal. Envolve trabalhos de planejamento como prevenção e cuidados na qualidade de vida, nutrição, respeito, conforto e bem-estar dos rebanhos.

 
Sanidade vegetal

Se refere à boa qualidade de desenvolvimento de um vegetal. Envolve um conjunto de ações para diminuir o risco de entrada e disseminação de pragas e organismos causadores de doenças e capazes de provocar danos econômicos.

 
Segurança alimentar e nutricional

O conceito foi formulado pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – Lei 11.346/2006. Segundo ela, “consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.”

 
Selo arte

Certificado que assegura que o produto alimentício de origem animal foi elaborado de forma artesanal, com receita e processo que possuem características tradicionais, regionais ou culturais.

 
Semente

Qualquer grão ou substância que contém o embrião que irá se desenvolver e se transformar em nova planta.

 
Semente híbrida

Semente polinizada em processo controlado, a partir de plantas puras, com vistas a obter uma terceira com características superiores.

 
Sequestro de carbono

Absorção de gás carbônico e outros gases poluentes da atmosfera pela planta. Ele ocorre naturalmente pela fotossíntese.

 
Sistema de Inspeção Federal - SIF

Vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que tem a responsabilidade de assegurar a qualidade de produtos processados e/ou beneficiados de origem animal, comestíveis ou não, destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados. O objetivo é garantir a qualidade sanitária e tecnológica para o consumidor, respeitando as legislações nacionais e internacionais vigentes.

SIF

 

 
Serviço de Inspeção Municipal - SIM

O selo (ou carimbo) SIM é conferido, de forma individual, a produtos de origem animal, comestíveis ou não, processados ou/e beneficiados, que atendem aos critérios estabelecidos por legislações e que foram avaliados pelo serviço de inspeção industrial e sanitária do município, com permissão de comercialização nos limites municipais onde foram industrializados.

SIM

 

 
Serviço de Inspeção do Paraná - SIP/POA

No Paraná, tem esse nome, em que POA significa Produto de Origem Animal. Em alguns Estados é utilizada a sigla SIE (Serviço de Inspeção Estadual). O selo (ou carimbo) SIP/POA é conferido, de forma individual, a produtos de origem animal, comestíveis ou não, que atendem aos critérios estabelecidos por legislações e que foram avaliados pelo serviço de inspeção industrial e sanitária do Estado, com permissão de comercialização nos limites estaduais em que foram beneficiados ou/e processados.

SIP/POA

 

 
Silo

Estrutura para armazenagem de produtos agrícolas podendo ser de fundo chato, redondo ou elevado. O silo a granel ou sacas é próprio para receber grãos, mantendo o produto seco em estado natural. Ele também pode servir para armazenagem de forragem destinada à alimentação animal. Há ainda os que armazenam biomassa, mantendo seca e protegida de umidade.

silo

 

 
Sistema alimentar

Termo que designa o conjunto dos processos relacionados à alimentação - produção, processamento, distribuição, preparação e consumo.

 
Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - Sisbi-POA

Parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Os estados e municípios podem solicitar a equivalência de seus serviços de inspeção com o serviço do Sisbi, desde que tenham condições de avaliar e garantir a mesma segurança alimentar.

sisbi

 

 
Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária - Suasa

Criado pelaições oficiais, produtores e trabalhadores rurais, associações e técnicos de assistência, além de órgãos de fiscalização de categorias profissionais ligadas à sanidade agropecuária e entidades gestoras de fundos organizadas pelo setor privado para complementar ações públicas de defesa agropecuária.