Adapar treina novos servidores para fiscalização 07/08/2015 - 08:40

O Paraná vai fazer um amplo e rigoroso cadastro de todos os rebanhos existentes nas propriedades rurais do Estado. Esse cadastro será a base para a próxima campanha de vacinação contra febre aftosa que será realizada no mês de novembro deste ano e que deverá atingir 100% dos bovinos e búfalos existentes.

A afirmação é do secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigueira, durante exposição nesta quinta-feira (06) para mais de uma centena de novos servidores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), contratados recentemente, e que já estão sendo treinados em Curitiba.

O secretário pediu aos servidores empenho e eficiência no trabalho de inspeção e de fiscalização que irão desempenhar em todas as regiões do Estado para que o Paraná possa ser considerado uma referência quando se falar em sanidade agropecuária.

A importância da sanidade agropecuária, do fiscal agropecuário e como o Paraná está se inserindo no processo de eliminar várias enfermidades que acometem os rebanhos e as culturas vegetais que predominam no Estado, foram os temas dominantes da palestra.

O rigor do trabalho que será desempenhado pelos funcionários do Estado tem a adesão de um parceiro importante do governo do estado, a Federação da Agricultura e do Paraná (Faep).

A cerimônia de abertura dessa fase de treinamento contou com as presenças do diretor-presidente da Adapar, Inácio Afonso Kroetz; do presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Ágide Meneguette, do ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Franscisco Turra, do Sindicato da Indústria do Leite e representante da Organização das Cooperativas do Paraná, Wilson Thiesen; do vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná, Marcos Brambilla; e dos dirigentes da Faep, Antonio Leonel Poloni, Livaldo Gemin e Ronei Volpi.