Cafés especiais do Paraná ganham vitrine internacional em evento em Belo Horizonte 05/11/2025 - 13:41
Pela primeira vez o Paraná participa da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG). Esta é uma das maiores feiras do mundo dedicadas ao setor, conectando toda a cadeia cafeeira – do produtor ao consumidor final – devendo movimentar R$ 150 milhões em negócios em três dias. O estado está presente com 15 produtores, servindo de vitrine em um evento por onde devem passar 25 mil pessoas.
O secretário Estadual de Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, participou da abertura, nesta quarta-feira (05) representando o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. “Pela primeira vez, os cafés especiais do Paraná, que têm uma das melhores qualidades do mundo, estão na SIC, em Belo Horizonte, podendo mostrar essa nossa produção e nossa cultura do café e comercializar para o mundo inteiro. Vamos atingir outro patamar”, afirmou.
O secretário destacou que a presença do Paraná na SIC reforça a imagem de um Estado que alia tradição e inovação na cafeicultura. “O Paraná, que já foi o maior produtor de café no Brasil, vem consolidando sua nova vocação, a produção de cafés especiais, com alto valor agregado. Essa participação é uma oportunidade de mostrar ao país e ao mundo o resultado de um trabalho integrado entre governo, pesquisa e produtores”, afirmou Marcio Nunes.
Estande - O secretário visitou o estande do Paraná na Feira acompanhado do diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, da diretora-geral da SEAB, Camila Luiza Cunha Bernardo Aragão, do chefe de gabinete Rodrigo da Silva, e do diretor de extensão rural do IDR-Paraná, Paulo Eduardo Sipoli Pereira. O espaço reúne 15 produtores de cafés paranaenses, promovendo os cafés do estado de forma técnica e sensorial.
O estande foi estruturado com degustações para a avaliação profissional dos cafés paranaenses, destacando aroma, sabor e corpo da bebida. Para isso, um barista (profissional especializado em preparar e servir bebidas à base de café) vai torrar e preparar cafés especiais durante todo o evento.
Pesquisa - Um dos cuppings (degustações técnicas) programados tratará exclusivamente das cultivares desenvolvidas pelo programa de melhoramento genético do IDR-Paraná e que vêm sendo adotadas por cafeicultores de todas as regiões produtoras do Brasil.
O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, enfatizou o papel da pesquisa pública no avanço da qualidade do café paranaense. “As cultivares desenvolvidas pelo IDR-Paraná vêm contribuindo para o aumento da produtividade e da qualidade em diversas regiões. Esse esforço coletivo tem garantido reconhecimento nacional aos nossos cafés e fortalecido a renda das famílias de cafeicultores”, destacou.
Dois dos produtos apresentados já têm Indicação Geográfica (IG): os Cafés Especiais Norte Pioneiro e Mandaguari, que se destacam pela consistência e perfil sensorial diferenciado de sua produção.
Café das Mulheres - Um dos destaques apresentados pelo Paraná na Feira é o Café das Mulheres, que surgiu em 2013 e hoje é acompanhado pelo IDR-Paraná. O projeto está presente em 11 municípios do Norte pioneiro, quatro da região do Vale do Ivaí e um da região Oeste. O IDR-Paraná dá assistência técnica exclusiva para as mulheres, numa metodologia participativa, construída junto com as cafeicultoras desde o início do projeto.
Desde 2015, as mulheres estão no pódio entre os três melhores cafés do estado consecutivamente no concurso Café Qualidade do Paraná, o que deu muita visibilidade para a região e abriu caminho pra que elas conseguissem parcerias comerciais importantes com cafeterias e torrefações. “Hoje, elas estão organizadas e formaram a Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro (AMU Café) e uma marca própria, Café das Mulheres, uma marca coletiva que agrega lotes com atributos importantes da nossa região”, explicou Cíntia Mara Lopes de Souza, coordenadora do projeto.
A Feira - A Semana Internacional do Café foi realizada pela primeira vez em 2013, em Belo Horizonte, (MG), para celebrar os 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e hoje é um dos maiores eventos do mundo dedicados ao setor, reunindo 250 expositores. A SIC oferece palestras, workshops, competições, provas de café, pesquisas e degustações orientadas, reunindo os principais especialistas, gestores e empreendedores do mercado.
















