Campanha vai esclarecer agricultor sobre boas práticas na lavoura 25/10/2013 - 14:54

foto/seabO secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, apresentou nesta sexta-feira (25) a campanha “Plante seu Futuro – adote boas práticas de produção no campo”, que será lançada oficialmente no início de novembro. Trata-se de uma campanha de conscientização junto ao produtor rural para incentivar as boas práticas de manejo de pragas, de doenças, de conservação de solos e água, para que adote um modelo sustentável no plantio das lavouras.

O objetivo é ajudar o agricultor a produzir com qualidade, reduzir os custos de produção das lavouras com o uso racional dos agroquímicos e oferecer alimentos seguros à sociedade, cuidando da preservação do meio ambiente. “Será uma grande ação da sociedade paranaense para adotar estratégias rumo a um modelo de produção sustentável, seguro e ambientalmente correto”, disse Ortigara.

A campanha será lançada nos dias 5, 6 e 7 de novembro nos municípios de Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, em seminários regionais com técnicos do poder público e da iniciativa privada e institutos de pesquisas para definir as tecnologias existentes e disponíveis mais eficazes para cada região.

Com esta definição, passam a ser realizados treinamentos para os técnicos e produtores rurais sobre como colocar em prática as técnicas definidas anteriormente para cada região. Outras ações estão previstas, como dias de campo e reuniões técnicas com produtores.

Na primeira etapa, o programa deve abranger a área de soja, com foco no controle de pragas como lagartas e percevejos, e de doenças como a ferrugem asiática, além de trabalhar com o manejo de solos e água para evitar a erosão. Posteriormente, as ações serão voltadas para o milho safrinha, milho, feijão, olericultura e fruticultura.

A campanha terá como tema a adoção de práticas de Manejo Integrado de Solos e Águas, Manejo Integrado de Pragas, Manejo Integrado de Doenças, Manejo Integrado de Plantas Invasoras, Tecnologias de Aplicação de Agrotóxicos e Controle de Formigas Cortadeiras.

Só a aplicação dessas técnicas já resolve de 80% a 90% dos problemas de erosão e perda de solo fértil, disse Ortigara. O secretário disse que a campanha será permanente e definitiva na conscientização do agricultor para que ele não abandone as práticas já conhecidas e que apresentaram excelentes resultados, como plantio direto com terraceamento.

Na solenidade de apresentação participaram representantes dos parceiros que estão se envolvendo na campanha como a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Emater, Iapar, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Apepa (Associação Paranaense de Planejamento Agropecuário).

ADESÃO - O diretor presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, disse que a campanha é importante porque vai ajudar o produtor rural a se envolver mais e entrar em sintonia com a questão ambiental. “Já estamos buscando entendimento com as entidades de classe como Faep e Ocepar sobre a importância da conscientização do setor agrícola com a necessidade de cuidar do meio ambiente”, afirmou.

Para o técnico da Emater, Nelson Harger, se a sociedade no meio rural quer discutir a sustentabilidade, então o caminho é esse. Segundo o técnico, os produtores estão assustados em a elevação da resistência de pragas e fungos e com a perda de controle de algumas doenças, frutos do desequilíbrio do meio ambiente e o preço a pagar é muito alto, justificou.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

foto/seab