Cidadão honorário
Richa participa da homenagem da
Assembleia Legislativa a Norberto Ortigara
27/05/2014 - 11:40

A homenagem foi proposta pelos deputados Artagão de Matos Leão Júnior e Pedro Lupion, aprovada por unanimidade pela Casa e entregue pelo presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni
Richa afirmou que Ortigara, que é natural do Rio Grande do Sul e há 35 anos atua na área da agricultura do Paraná, tem contribuído para com o desenvolvimento do Paraná. “Sua atuação profissional contribui de forma decisiva para uma vida melhor aos nossos produtores rurais, para incentivar nossa agricultura e aumentar a produtividade de nossas lavouras”, afirmou o governador.
“Fico lisonjeado por me tornar, definitivamente, um cidadão paranaense. Isso redobra minha obrigação de fazer de tudo para apoiar a quem produz riquezas ao Estado, principalmente no campo”, disse Norberto Ortigara. “A Assembleia reconhece o esforço que a gente faz para atender um dos segmentos que movem a economia paranaense, que são as famílias rurais, nossa agricultura e agroindústria. Esse setor oportuniza para muitas pessoas um meio de vida digno”, destacou ele.
Trajetória – Natural de Seberi (RS), Ortigara está no Paraná desde 1974. Formado na Faculdade de Economia da Universidade Federal do Paraná, em 1978 iniciou sua carreira como servidor na Secretaria de Estado da Agricultura, no núcleo regional de Paranavaí, Noroeste do Estado, onde trabalhou como pesquisador.
Transferido para Curitiba, passou a atuar no Departamento de Economia Rural (Deral), como analista de mercado agrícola, passando em seguida a chefe da Divisão de Conjuntura Agropecuária e diretor do Deral. Foi também diretor geral da Secretaria da Agricultura e secretário adjunto em duas oportunidades (1994 e de 1999 a 2002).
Curitiba - Em 2005, convidado pelo então prefeito Beto Richa, assumiu a Superintendência de Abastecimento de Curitiba. De 2006 a 2010, como secretário municipal de Abastecimento, contribuiu com a mudança nos mecanismos de abastecimento da cidade, modernizando e incrementando a agricultura urbana, as feiras e sacolões.
Comandou os projetos de requalificação do Mercado Municipal, a implantação dos quatro restaurantes populares, a ampliação dos Armazéns da Família de Curitiba e Região Metropolitana e a implantação do primeiro mercado público de orgânicos do Brasil.
Atuou como conselheiro e presidente de inúmeros conselhos das empresas vinculadas à Secretaria Estadual da Agricultura e também do Simepar e Sanepar.
Reconhecimento – Para o deputado Artagão de Matos Leão Junior, o secretário Norberto Ortigara é merecedor desse título pelo seu comprometimento com o desenvolvimento da Agricultura do Paraná, pela formulação de políticas públicas de fomento da agropecuária e de desenvolvimento em regiões geográficas mais necessitadas de apoio.
“É um homem competente, compromissado com o seu trabalho. Como deputado, sempre encontrei no secretário Ortigara boa vontade, disposição e competência em receber os prefeitos e os agricultores paranaenses, por isso sugeri essa outorga de título de cidadão honorário”, afirmou. Artagão disse ainda que os prefeitos estão satisfeitos com o trabalho da Secretaria da Agricultura.
Para o deputado Pedro Lupion, a concessão do título de Cidadão Honorário do Paraná, representa o reconhecimento do Legislativo pelo trabalho dedicado, profissional e competente de Norberto Ortigara em defesa da agricultura e do agronegócio paranaense, e também pelos 35 anos de carreira de Norberto Ortigara no serviço público.
O deputado afirmou que, pelo conhecimento adquirido, Norberto Ortigara à frente da secretaria é hoje referência no País. Pedro Lupion destacou os avanços da agricultura paranaense nos últimos três anos e citou programas como a distribuição de calcário, a melhoria das estradas rurais, a criação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
Participaram da solenidade o superintendente do Ministério da Agricultura, Gil Bueno de Magalhães; o diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek; o secretário estadual de Governo e Chefe da Casa Civil, Cezar Silvestri; o Chefe da Casa Militar, Coronel Adilson Castilho; os secretários estaduais do Planejamento, Cássio Taniguchi; da Fazenda, Luiz Sebastiani, e da Cultura, Paulino Viapiana; o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa; o diretor-presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche; o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Naim Akel, prefeitos, vereadores e representantes de entidades agropecuárias do Estado.
Crédito fotos: Arnaldo Alves/Secs/Divulgação




