Com investimento do Estado, cozinha-escola ajuda na segurança alimentar em Laranjeiras do Sul 26/10/2022 - 16:58

O município de Laranjeiras do Sul, na região Centro-Sul do Estado, inaugurou nesta quarta-feira (26) uma cozinha-escola instalada na Comunidade Passinhos, às margens da PR-585. O convênio totaliza pouco mais de R$ 127,7 mil, com repasse de R$ 121,3 mil pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e o restante em contrapartida da prefeitura.

A cozinha foi instalada em uma edificação que também comporta salas para capacitação. A primeira, envolvendo o Clube de Mães da Linha Passo Liso, sobre panificação, iniciou no mesmo dia e continua nesta quinta-feira (27), com participação de instrutores da Faep/Senar.

“Vocês sabem muito de muita coisa, mas quanto mais a gente aprende mais a gente enriquece, e não tem outra forma de aprender que não seja estudar, ler e exercitar na prática”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que conversou com as mães e fez a entrega oficial dos equipamentos da cozinha-escola.

“Este é um espaço destinado a vocês, a pessoas que queiram aprender, que queiram trabalhar. Desenvolvendo as suas habilidades, daqui a pouco poderão estar com sua pequena indústria e oferecendo produtos, porque a cidade compra e acaba entrando um dinheiro”, completou o secretário.

Ortigara também motivou o uso do espaço não apenas para aprendizagem, mas também, a partir dela, ter como desafio o aproveitamento para a produção de alimentos para células mais vulneráveis da sociedade.

A coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) da Seab, Márcia Stolarski, salientou que, na atual gestão, já foram entregues ou estão em processo de entrega 231 equipamentos de segurança alimentar e nutricional, dos quais 28 são cozinhas comunitárias e 13 cozinhas-escola.

“O que a gente procura é tentar fazer um Estado mais equilibrado em termos de segurança alimentar, que a gente acompanhe, produza e que realmente consiga melhorar a vida das pessoas que não tiveram tantas oportunidades, com mais inclusão das mulheres e dos jovens”, disse.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, reforçou que o Paraná é o Estado que pratica a melhor agricultura do Brasil.

“Mas temos ainda muita coisa para ser feita, principalmente com os pequenos agricultores, aqueles que não conseguiram acompanhar o desenvolvimento”, disse. “Isso que vocês estão fazendo aqui chama-se segurança alimentar, qualidade de vida, um pouquinho mais de dinheiro para a família viver melhor.”

O que foi reconhecido pela dona de casa Marli Pechinski, uma das participantes do curso de panificação e que já trabalhou como zeladora de escola. “A gente vai aprender coisas novas, adquirir mais conhecimento”, afirmou. Ela não definiu como vai aplicar o aprendizado. “Não descarto a possibilidade de vir a produzir para vender.”

NA PRÁTICA - O projeto da cozinha-escola comunitária de Laranjeiras do Sul tem como objetivos a realização de cursos de capacitação, aperfeiçoamento em boas práticas e geração de renda à população credenciada nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), além de produtores rurais e urbanos organizados em grupos ou associações. Entre os equipamentos entregues estão geladeira, freezer, fornos e fogões.

PRESENÇAS - Também participaram do evento o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, o chefe do Núcleo Regional da Seab em Laranjeiras do Sul, Valter Rodacki, o presidente da Centrais de Abastecimento do Paraná, Eder Bublitz, e o secretário municipal de Agricultura, Gilmar Negretti, e o servidor do Desan e secretário Executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Valdenir Batista Veloso.