Conselho de Administração da Ceasa Paraná elege nova diretoria 03/03/2015 - 10:48
O Conselho de Administração das Centrais de Abastecimento do Paraná – Ceasa Paraná, presidido pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento Norberto Ortigara, elegeu e deu posse nesta segunda-feira (02/03) para a nova diretoria da empresa para completar o biênio 2013/2015. Esse biênio se encerra no mês de abril, quando haverá nova assembleia que irá definir a diretoria para o biênio 2015/2017.
O engenheiro agrônomo Natalino Avance de Souza, ex-diretor técnico do Instituto Emater, assume o cargo de diretor presidente da Ceasa, em substituição ao engenheiro agrônomo Luiz Dâmaso Gusi, que deixa o cargo apṍs mais de quatro anos prestados à instituição.
Souza assume a instituição com a missão, delegada pelo secretário Ortigara, de dar sequência a um projeto de modernização da Ceasa. De acordo com o secretário, ao longo do tempo a central atacadista se tornou uma instituição obsoleta, ultrapassada e que precisa ser revista e reposicionada no mercado. E essa modernização terá que ser executada nas cinco unidades da Ceasa: Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel.
Ortigara recomendou à nova diretoria um esforço para dialogar com os permissionários e produtores. “É importante trazer esse público para as decisões sobre o projeto de modernização porque não interessa nem a nós (governo) e nem aos permissionários a Ceasa ficar fora dos processos de compra das grandes redes de supermercados que estão implantando seus próprios centros de distribuição de hortigranjeiros”.
Segundo Souza, o secretário Ortigara recomendou algumas providências, entre elas a elaboração de um diagnóstico, seguida de discussão de um plano de prioridades para a modernização da central atacadista. Em seguida, recomendou o estabelecimento de um plano de investimentos que vem ao encontro dos anseios dos permissionários.
Essas recomendações – enfatizou Souza - serão executadas a partir de uma construção do diagnóstico referencial que será iniciado com uma rodada de negociações com permissionários, produtores e funcionários das cinco centrais atacadistas.
Diretoria
O engenheiro agrônomo Natalino Avance de Souza assume o cargo de diretor presidente da empresa. Natural de Jaguapitã, município da região Norte do Estado, Natalino é formado pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel, em União Bandeirante (PR).
Possui mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, e foi também diretor de Política Profissional da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná – AEAPR. No Instituto Emater Paraná, Natalino ocupou os cargos de diretor técnico, de assessor de planejamento, gerente regional e foi coordenador executivo da Feira do Paraná.
Eder Eduardo Bublitz, assume a direção técnica da Ceasa. Formado em Zootécnia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Eder foi chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento em Cascavel.
Eliana Abrahão Raad, permanece no cargo de diretora administrativa financeira da Ceasa Paraná. Advogada concursada da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná – Codapar, Eliana Abrahão Raad também permanece na função de suplente no Conselho de Administração da empresa.
João Luiz Simões Cordeiro, permanece no cargo de diretor agro comercial da Ceasa Paraná. Comerciante, natural de Curitiba, foi administrador da Regional Pinheirinho, órgão da Prefeitura Municipal de Curitiba, e vereador de Curitiba, onde também exerceu o cargo de presidente da Câmara.
As cinco unidades das Ceasas no Paraná – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu movimentam em média por ano cerca de 1 milhão e 100 mil toneladas de hortigranjeiros. As Ceasas têm como função principal o abastecimento alimentar de hortigranjeiros nos grandes centros populacionais, atuando como reguladoras do mercado. Hoje a empresa mantém unidades atacadistas em Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Cascavel que contam ainda com espaços próprios também para a comercialização direta de produtos, além de mercado de flores e arranjos ornamentais.Dentro da linha de ação social, mantém projetos como o Armazém da Família, o Compras Comunitárias, Mercadão Popular Móvel, a Ceasa Amiga e o Hortinutri.