Cooperativas da agricultura familiar poderão aderir a projeto de assistência técnica e extensão rural 25/08/2021 - 14:29

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná) está desenvolvendo um projeto-piloto para a contratação de empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) credenciadas no Conselho de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Paraná (Cedraf), com objetivo de ajudar os produtores. A iniciativa tem o apoio financeiro do Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná (Coopera Paraná).

As cooperativas devem formalizar seu interesse participando do Edital 03/2021. O prazo encerra às 17 horas de 7 de setembro. Após a adesão e classificação das cooperativas, o IDR-Paraná vai estruturar o edital público de contratação de empresas de ATER, que realizarão os serviços por um período de três anos, com gerenciamento e supervisão da equipe do instituto.

GRATUITO - As cooperativas que acessarem o edital deverão preencher a ficha de inscrição, bem como o cadastro socioeconômico, que consta como um requisito de avaliação. Não há qualquer custo para a cooperativa. As dúvidas poderão ser apresentadas mediante envio de mensagem ao endereço eletrônico idrcooperativismo@idr.pr.gov.br e as respostas serão publicadas no site do IDR Paraná, além do envio ao endereço eletrônico do solicitante.

A partir do edital será definida uma lista das cooperativas da agricultura familiar que possuem interesse em receber serviços de ATER, e que deve também subsidiar a elaboração dos editais futuros do Coopera Paraná em relação à prospecção dos recursos necessários, configurações e delimitações dos lotes de abrangência.

ATER - A Assistência Técnica e Extensão Rural é definida como o serviço de educação não formal, de caráter continuado, que promove processos rurais de gestão, organização, produção, beneficiamento, agroindustrialização e comercialização de produtos e serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroflorestais, agroextrativistas, florestais, pesqueiras, artesanais, sociais e ambientais, para o desenvolvimento rural sustentável.