Curso ensina jovens no meio rural a ter acesso a políticas públicas 13/11/2013 - 14:40

foto/divulgacaoO secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, garantiu a continuidade da formação de agentes de desenvolvimento para jovens estudantes das Casas Familiares Rurais. O convênio foi assinado nesta quarta-feira (13) no encerramento do seminário de avaliação do projeto Agentes de Desenvolvimento Social, realizado na Emater, em Curitiba.

Concluíram o curso 64 jovens, com participação de 10 professores das Casas Familiares Rurais e 10 técnicos da Emater. As ações foram desenvolvidas nos nove territórios rurais do Paraná e beneficiaram cerca de 900 famílias atendidas pelo projeto, consideradas mais carentes e sem acesso às políticas públicas.

O projeto de Formação de Agentes de Desenvolvimento no Meio Rural é resultante de parceria entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Secretaria da Educação, Emater e Associação das Casas Familiares Rurais (Arcafar Sul). Os jovens são qualificados para levar as políticas públicas que ajudam a transformar o meio rural.

Ortigara explicou que esse projeto é oportunidade para os jovens se profissionalizarem e ficarem no campo. “Por isso o convênio com a Arcafar e a Secretaria da Educação, que atua no projeto, está sendo continuado com a perspectiva até de ser ampliado”, disse. “Os jovens devem aprender como acessar os recursos que ajudam a fazer a intervenção em suas comunidades”, orientou.

O presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann, diz que o futuro das comunidades rurais vai depender muito do apoio dos jovens. “Exercendo seus conhecimentos e liderança podem nos ajudar na discussão de planos de desenvolvimento para os municípios e beneficiar as famílias de agricultores que mais precisam desse conhecimento e tecnologia”, enfatizou.

A chefe do departamento de Educação e Trabalho, da Secretaria da Educação, Fabiana Cristina Campos, atribuiu o sucesso do empreendimento ao empenho dos professores das Casas Familiares Rurais. Ela elogiou os jovens, que tiveram garra e dedicação para seguir o curso de formação.

A presidente da Associação das Casas Familiares Rurais (Arcafar Sul), Maria Aparecida Geffer, falou da importância da formação de jovens lideranças. “Para que permaneçam no campo, eles precisam de mais de qualidade de vida, renda e lazer, condições que são adquiridas com intervenções por meio de conhecimento e acesso à politicas públicas”, salientou.

Participaram do evento o presidente do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), João Carlos Zandoná, o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Paraná, José Leitão e o chefe do escritório da FAO na região Sul, Carlos Biasi.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

foto/divulgacao

foto/divulgacao

foto/divulgacao