Delegação francesa visita Casas Familiares Rurais - 18/11/2011 18/11/2011 - 15:00

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento recebeu na quinta-feira (17) a visita de uma comitiva com representantes da região francesa de Rhône-Alpes. O grupo, formado por cerca de 20 pessoas, veio conhecer o funcionamento das Casas Familiares Rurais no Paraná. A região de Rhône-Alpes firmou um termo de cooperação com o Governo do Estado e envia, com freqüência, delegações para o Paraná com o objetivo de intensificar a troca de informações e experiências.

As Casas Familiares Rurais fazem parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). São locais destinados à formação técnica, humana e gerencial de jovens do meio rural. São 43 casas, com concentração no Centro e Sudoeste do Estado, que abrigam em torno de 2,2 mil alunos.

Como na França, foi adotada a pedagogia da alternância, em que os alunos se dividem entre a escola e a propriedade da família – onde aplicam o que aprendem, disseminando seus conhecimentos também para os vizinhos.

O funcionamento das casas é resultado do regime de colaboração entre o Governo do Paraná, prefeituras e governo federal. A Associação das Casas Familiares rurais é responsável pela administração das unidades. A Emater, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, auxilia na capacitação dos estudantes, principalmente em projetos de olericultura, fruticultura e bovinocultura de leite.

A comitiva francesa esteve acompanhada pelo delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Paraná, Reni Denardi. Foi recepcionada pela chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura, Vera da Rocha, o assessor técnico Paulo Meira e Antonio Leonel Poloni, ex-secretário da pasta (1998-2002) e fundador da primeira Casa Familiar Rural no Brasil, no município de Barracão, no Sudoeste do Paraná.