Dia de Campo da Copacol reforça o protagonismo do cooperativismo no agronegócio paranaense 08/01/2026 - 16:39
Nesta quinta-feira (8), teve início em Cafelândia a 35ª edição do tradicional Dia de Campo de Verão da Copacol, evento que reafirma o papel estratégico da cooperativa no fortalecimento do agronegócio paranaense. “A Copacol é uma das maiores cooperativas da América Latina e tem uma característica importante: a de verticalizar a produção, transformando aquilo de produzimos de proteína vegetal em proteína animal. É uma cooperativa que começou pequena e hoje é um complexo agroindustrial, com milhares de cooperados e atuação nacional e internacional”, observa o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, que esteve presente na abertura do evento.
Segundo ele, as cooperativas são pilares do desenvolvimento regional, pois organizam a produção, agregam valor, promovem assistência técnica e garantem competitividade aos produtores. “Nesse contexto, o programa Coopera Paraná, do Governo do Estado, se consolida como fundamental, ao criar as condições necessárias para que outras cooperativas que hoje são pequenas, cresçam, inovem e ampliem seu impacto econômico e social no Estado, gerando mais renda ao produtor familiar”, destaca Nunes.
O secretário participou ativamente do evento e disse que um dos grandes desafios é manter o produtor rural no campo. “O Paraná é o supermercado do mundo, mas se o produtor rural não tiver dinheiro no bolso, não vai ficar na agricultura e vamos ter uma agricultura envelhecida, com cada vez menos pessoas nessa atividade – o que, lá na frente, pode gerar um problema de segurança alimentar para o mundo”, alerta Nunes.
Também participaram do evento o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, e o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir César Martins.
DIA DE CAMPO - Realizado no Centro de Pesquisa Agrícola da Copacol (CPA), o evento – que vai até esta sexta-feira (9) – reúne cooperados, técnicos, profissionais do setor e lideranças do meio rural para a troca de conhecimentos, difusão de tecnologia e atualização sobre as culturas de verão.
Os participantes também percorrem estações técnicas a campo, com temas como os resultados de pesquisa de compactação do solo, plantas daninhas como custo oculto da produção, desafios para alta produtividade no milho safrinha, manejo de doenças na soja e um painel de cultivares recomendadas pelo CPA. Além disso, o evento também contou com uma palestra especial sobre tendências do mercado de commodities.
“É muito bom receber nossos cooperados para compartilhar novidades e apresentar tecnologias que, se aplicadas nas propriedades, trarão uma melhor produtividade. Além de preparar nossos cooperados para bons resultados no campo, aqui também queremos trazer uma visão comercial, afinal, essas duas coisas precisam estar alinhadas na busca de melhores resultados”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
Márcio Nunes elogiou o trabalho da cooperativa e disse que “a Copacol faz um trabalho realmente sensacional de treinamento, aprimoramento e recuperação da renda do produtor rural para que ele possa, além de permanecer no campo, garantir sua sucessão através da qualidade de vida e rentabilidade”.












