Disco Xepa mostra pratos saborosos feitos com produtos da Ceasa Curitiba 16/10/2014 - 16:18

Realizado pela Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR), com apoio de diversas entidades, o festival integrou as comemorações do Dia Mundial da Alimentação e fez parte do movimento internacional Slow Food, que busca conscientizar a população sobre o desperdício de alimentos, além de promover o reaproveitamento de alimentos que seriam descartados, ou simplesmente jogados fora.
O Dia Mundial da Alimentação foi instituído pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como forma de chamar a atenção sobre os esforços internacionais para o combate ao desperdício de alimentos, a erradicação da fome e da insegurança alimentar.
“Temos uma importante contribuição a dar”, afirmou o engenheiro agrônomo Luiz Dâmaso Gusi, diretor-presidente da Ceasa-PR, empresa vinculada a ao sistema da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. “Trabalhamos diretamente com a comercialização e distribuição de hortigranjeiros e entre nossas principais ações está a capacitação de boas praticas ambientais nas cinco unidades no Estado”, disse Gusi.
As cinco Ceasas do Paraná - Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu – comercializam 1,2 milhões de toneladas de hortigranjeiros, em média, por ano. Estão cadastrados nas Ceasas 6.200 agricultores, que vendem diretamente suas produções, e mais 654 empresas atacadistas, que também auxiliam a promover o intercâmbio da comercialização para outras regiões do Brasil, assim como outros países da América Latina.
Gusi lembra que estatística da FAO mostra que, por ano, em torno de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos acabam sendo desperdiçados em todo o mundo. “O equivalente a 30%, desde a produção até a mesa do consumidor final”, diz Gusi.
“Na Ceasa Paraná conseguimos baixar para cerca de 12% o desperdício de alimentos em nossos mercados”, afirma. São boas práticas de manuseio interno dos hortigranjeiros, tanto no processo de caixarias e de embalagens, com campanhas educativas e orientações permanentes junto aos produtores, atacadistas, carregadores e compradores que atuam nos mercados, como também o processo de compostagem, realizado nas cinco unidades.
SIMPLICIDADE - Para a nutricionista Cariana Biancardi, chef de cozinha e uma das coordenadoras do Slow Food no Paraná, a intenção do Festival Disco Xepa foi mostrar que, com simplicidade é possível fazer bons pratos e ter uma alimentação com qualidade e saudável”. “Devemos ter 20 tipos de preparo de receitas que vão de sucos, saladas, composições com frutas, legumes e verduras. Tudo aproveitando as doações dos agricultores e atacadistas da Ceasa com as sobras dos hortigranjeiros que seriam descartados”, conta Carina.
A chef Gabriela Carvalho, do Quintana Café&Restaurante, falou sobre a importância da troca de experiências no preparo dos alimentos. “Estamos sempre aprendendo alguma coisa diferente e ajudando a criar novos talentos na culinária”, disse ela. “Aprendemos a reaproveitar determinados produtos, como por exemplo cascas de cebola, que pode virar um bom caldo. Cascas de mexerica podem também se transformar num bom doce.Além de evitar o desperdício, evitamos poluir o meio ambiente.”
Além das oficinas, alunos e participantes do evento preparam as receitas e suas variações na cozinha industrial da Ceasa Curitiba. Depois, esses pratos foram também distribuídos para os produtores, atacadistas, funcionários, carrinheiros e compradores que estavam na empresa.
A realização do Disco Xepa contou com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/PR), Ceasa, Ekozinha Cerâmicas, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Instituto Pró-Cidadania de Curitiba, Castrolanda, Centro Europeu, Opet, Biocomp, Gráfica Capital, La Violetera, Provopar e PUC-PR. Participaram os chefs Denise Diedsitsch, Gabriela Carvalho (Quintana Café & Restaurante), Eva dos Santos (Bistrô do Victor), Claudinei Oliveira (Bar e Petiscaria do Victor), Felipe Mulato (Bella Banoffi - Bistrô e Confeitaria), Délio Canabrava (Cantina do Délio), Vania Krekniski (Limoeiro), Ivan Lopes (Mukeka Restaurante), Beto Madalosso (Forneria Copacabana), Marcos Bortolozo, Alexandre Bressanelli e Manu Buffara (MB Brasserie).
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br


