Em Foz do Iguaçu, prefeitos manifestam interesse pela
Agricultura para alavancar desenvolvimento municipal
03/12/2012 - 17:50

foto/Secs
O interesse pelas políticas públicas, ações e programas do governo do Estado direcionados para a Agricultura atraíram mais de 230 pessoas ao estande da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) instalado durante o o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos, realizado em Foz do Iguaçu na semana passada. Eram prefeitos eleitos, reeleitos, vice-prefeitos, deputados, vereadores, futuros secretários municipais e demais lideranças interessadas em conhecer as ações da Seab e suas empresas vinculadas para o fortalecimento e o desenvolvimento regional em seus municípios.
A maioria dos atendimentos foi feita diretamente pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, pelo diretor geral da Seab, Otamir Cesar Martins, pelo diretor presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmannh e pelo diretor presidente da Codapar, Silvestre Dimas Staniszewski
Entre os temas de maior interesse se destacaram os programas de Estradas Rurais, Patrulhas do Campo, Calcário, Assistência Técnica e Extensão Rural, Gestão de Solo e Água, Pró Rural, Sistema de Abastecimento de Água, Fortalecimento da Cadeia do Leite, Agroindústria Familiar e Diversificação da Propriedade.
A maioria dos municípios demonstraram dar muita importância à presença do governo do Estado em benefício do desenvolvimento rural municipal. Após as informações dadas, ficou evidente que a preocupação dos prefeitos é fortalecer as secretarias municipais de Agricultura, com a criação de estruturas adequadas e contratação de técnicos especializados para trabalhar em parceria com a Seab, Instituto Emater e demais vinculadas que compõem o SEAGRI – sistema Estadual de Agricultura.
Para os prefeitos ou líderes municipais que chegavam ao estande perguntando quais os recursos disponíveis para eles, o secretário Norberto Ortigara lembrava a importância da apresentação de bons projetos. “Se for apresentado um projeto bem feito, fundamentado e comprovar que vai transformar e melhorar o desenvolvimento de uma atividade, de uma região no município, o governo do Estado irá apoiar”, disse.
Ortigara ressaltou que os projetos devem estar sintonizados com as diretrizes do SEAGRI e devem ser transformadores de uma realidade regional e do município. O objetivo – acrescentou – é promover o desenvolvimento rural de forma sustentável, daí a importância dos municípios fortalecerem ou criarem uma secretaria de Agricultura, por ser uma estrutura fundamental para se firmar as parcerias necessárias para o estabelecimento de convênios, ações e programas da Seab.
O secretário Norberto Ortigara participou também de um painel junto aos líderes públicos, ocorrido na manhã de sexta-feira (30), apresentando um conjunto de políticas públicas, com ênfase nos programas integradores, ações estratégicas e operacionais, seus princípios e formas de acesso.

Programas

A maioria dos programas requer a organização do produtor em associações e dentro da cadeia produtiva para potencializar mais as ações das políticas públicas, trabalho executado principalmente pelo Instituto Emater. A ação coletiva, ordenada é fundamental para o fortalecimento do produtor no município, explica o secretário Norberto Ortigara.
O programa de Estradas da Integração, principalmente as Patrulhas do Campo e a constituição e funcionamento de consórcios intermunicipais foram os campeões de demandas pelos municípios. Os prefeitos queriam informações também sobre detalhes dos programas como a distribuição de óleo para apoio à trafegabilidade de estradas rurais, pavimentação com pedras irregulares e a disponibilidade das Patrulhas do Campo, por meio dos Consórcios Intermunicipais para a readequação de estradas.
Ortigara chamou a atenção dos prefeitos e das lideranças para a importância desse projeto que deve ter uma preocupação com a questão conservacionista, razão pela qual é executado de forma integrada com os princípios da conservação de solos e água.
“O equilíbrio no escorrimento da água da chuva entre a estrada e a lavoura vai evitar o surgimento de pontos de erosão, perdas de solo e da água da propriedade, conservando a estrada adequada por mais tempo”, disse o secretário. Uma estrada conservada facilita o acesso do produtor e sua família aos serviços de Saúde, Educação, Lazer, e ainda garante o transporte da produção e insumos, que movimenta a economia regional.
Outro tema com bastante demanda por parte dos prefeitos era o fortalecimento da cadeia do leite, pela possibilidade de geração de renda e emprego nos municípios. As ações de apoio e fortalecimento à Cadeia Produtiva do Leite executadas pela Seab e suas vinculadas, prevê o repasse de recursos para fomento à produção, aquisição de equipamentos para facilitar o acondicionamento e transporte do leite. Mas prevê também cuidados com o rebanho que o produtor deve ter com aspectos como alimentação, saúde e genética dos animais, por meio da Extensão Rural, Pesquisa e da Defesa Agropecuária..
A implantação dos Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água, por meio do Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, também foi outro tema bastante demandado pelos prefeitos em função dos problemas causados pela estiagem que o Paraná teve no início desse ano. O programa é executado em parceria entre a Seab, a Secretaria do Meio Ambiente por meio do Instituto Águas Paraná, o Instituto Emater, a Copel, Sanepar e municípios.
Esses sistemas estão sendo instalados preferentemente em microbacias que estão sendo planejadas e e são equipados com um poço profundo, bomba, adução, reservatório, casa de tratamento de água e instalações elétricas. Esses sistemas permitem o fornecimento de água de qualidade para o consumo humano, beneficiando muitas vezes também pequenos produtores de leite, frangos e suínos, facilitando a limpeza de equipamentos e garantindo o consumo animal.
Os prefeitos se interessaram ainda por detalhes dos programas Agroindústria Familiar, em razão da agregação de renda pela transformação e processamento dos produtos primários. E também pelo Prórural, com suas ações de geração de renda e emprego no campo para os agricultores familiares da área de abrangência.
Para o secretário Norberto Ortigara, o encontro foi bem sucedido pela oportunidade que gerou para o estabelecimento de contatos, esclarecimentos e orientações realizados, parcerias discutidas e principalmente pela certeza constatada da importância da agropecuária, em especial para a qualidade de vida das famílias que vivem tanto no campo como nas cidades e para o desenvolvimento econômico e social dos municípios paranaenses.
foto/Secs