Em Pato Branco, Estado reforça apoio a investimentos no setor agropecuário 08/11/2023 - 14:57

O início das obras de um novo investimento para impulsionar o agronegócio paranaense foi anunciado em Pato Branco, no Sudoeste, nesta quarta-feira (08). A Coopertradição está construindo  uma indústria de farelo e óleo de soja com investimento que chega a R$ 700 milhões na primeira fase e geração de 400 empregos diretos e indiretos.

O empreendimento tem apoio do Estado e integra uma série de investimentos recentes no estado nesse setor, a exemplo da esmagadora de soja da C.Vale, em Palotina. Nesta semana, o governador Carlos Massa Ratinho reuniu-se com uma equipe do governo e representantes da Coopertradição para definir parcerias em aspectos ambientais e outros benefícios para viabilizar o investimento.

Em um vídeo enviado para a cerimônia de lançamento do projeto, o governador destacou o apoio do Estado a iniciativas que agregam valor aos produtos paranaenses e colaboram na geração de empregos. “As cooperativas são grandes alavancas para a economia e para o agro”, disse.

A área total é de aproximadamente 600 mil m², com capacidade produtiva de 2 mil toneladas por dia, que pode chegar a 3,2 mil toneladas por dia com a expansão do projeto. De acordo com a empresa, se esta capacidade foi atingida, a indústria poderá processar aproximadamente 80% da soja produzida na região Sudoeste. Segundo o presidente da Coopertradição, Julinho Tonus, a terraplanagem da obra já está concluída. “A previsão é de que entre o final de 2025 e o início de 2026 ela esteja concluída”, disse.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou que o estado é muito presente da produção brasileira de grãos e de proteínas animais. “O Paraná tem um grande esforço exportador. Mas é inteligente que a gente também evolua no processo de transformação, gerando mais oportunidades ao longo da cadeia produtiva, e faça coisas que deem mais resultado para quem investe aqui”.

COOPERATIVISMO – A importância do cooperativismo para o Sudoeste do Paraná foi destacada pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. “A gente tem uma expectativa muito boa sobre o que pode ser feito aqui. Temos um cooperativismo importante no setor agropecuário e que pode ampliar a rentabilidade com a agregação de valor”.

POTENCIAL – A nova indústria terá capacidade estática de armazenamento de 190 mil toneladas de soja em dois armazéns, além de 60 mil toneladas de farelo. A indústria também contará com tecnologia 4.0, inteligência artificial, processos 100% automatizados, além de diversas iniciativas de sustentabilidade, como fonte de energia renovável.

PRESENÇAS - Também participaram do evento o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu; a chefe do núcleo regional da Seab em Pato Branco, Leunira Tesser; e o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Otamir Martins.