Empreendimentos no Sudoeste vão impulsionar agropecuária paranaense 20/10/2022 - 15:09

A instalação da Alpha Fish e da Piracanjuba em São Jorge D'Oeste, no Sudoeste do Paraná, deve impulsionar a agropecuária estadual. Os empreendimentos receberam, na quarta-feira (19), a visita do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

A Alpha Fish, que começou a ser construída em novembro de 2021, pretende explorar um milhão de hectares de água em 12 áreas. A primeira já foi implantada. Até agora, foram instalados 170 tanques, sendo 105 alojados com peixes. A produção atual é de 100 toneladas por mês. O investimento realizado até agora é de R$ 20 milhões.

O projeto completo inclui ainda um frigorífico, uma fábrica de farelo e uma fábrica de ração. Com toda a estrutura, devem ser gerados de 800 a mil empregos. "Já adquirimos uma área de aproximadamente cinco alqueires que fica a 2 km da piscicultura, estamos em fase de projetos (ambiental, arquitetônico, civil) e pretendemos iniciar as obras entre 2023 e 2024", explicou Lizânia Tedesco, uma das sócias do empreendimento.

Ortigara destacou que a piscicultura é um setor com grande potencial crescimento no Paraná. "É uma estratégia adequada para tornar mais uma proteína animal vitoriosa no mundo, com segurança sanitária, sistemas modernos e eficiência na produção. E o governo do Estado é parceiro do empreendedor".

Até esta fase, foram gerados 46 empregos diretos e aproximadamente 50 empregos indiretos. A construção da segunda área será iniciada em novembro. "A Alpha Fish iniciou suas instalações físicas em novembro de 2021, ou seja, em quase um ano já conseguimos fazer bastante, temos muito para realizar”, completou Tedesco. De acordo com ela, o total das 12 áreas terá capacidade de produção de 30 mil toneladas ano, com estrutura de 3.750 tanques-rede. A expectativa é que essa estrutura seja implantada no prazo de sete anos.

INOVAÇÃO - A empresa também já implantou o sistema de Bioflocos. Recebe alevinos de até 3 gramas, que ficam em ambiente controlado até aproximadamente 40 gramas, são vacinados e depois transferidos para os tanques-rede.

NÚMEROS - O Paraná é o maior produtor de tilápias do Brasil e o setor deve crescer de 10 a 20% ao ano. Em 2021, essa atividade gerou 145 mil toneladas e rendeu R$ 1,037 bilhão ao estado, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral).

PIRACANJUBA - Na mesma cidade, a equipe do Sistema Estadual da Agricultura visitou o local de construção de uma unidade da Piracanjuba, que será a maior fábrica de queijos do Brasil, com capacidade para processar até 2 milhões de litros por dia.

As obras estão em fase de terraplanagem. A primeira etapa deve ser concluída em 2024 e a previsão é de que até o segundo semestre de 2025 a fábrica esteja funcionando em sua totalidade. O investimento total deve alcançar R$ 80 milhões.

A prefeita de São Jorge D´Oeste, Leila da Rocha, elogiou o apoio do governo estadual à região. "É importante esse acompanhamento in loco do governo estadual. A visão avançada dos empreendedores transforma o nosso município".

O Paraná também já se destaca nacionalmente pela produção de leite, com uma média de 4 bilhões de litros ao ano. "Queremos cada vez mais colocar a marca do Brasil no exterior, assim como já fazemos com outras carnes, queremos fazer com a tilápia e também com o leite", afirmou o secretário.

PRESENÇAS - Também participaram da visita técnica o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Bublitz, o chefe do núcleo regional da Seab em Dois Vizinhos, Alexandre Bianchini, o deputado estadual Luis Dorti, além de servidores do Sistema Estadual de Agricultura e lideranças locais.