Empresas de Base Florestal
buscam apoio para reflorestamentos
11/03/2013 - 15:20

foto/seabO secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, recebeu nesta segunda-feira (11) os dirigentes de empresas do setor florestal, que agradeceram o apoio do governo do Paraná com a criação do Departamento de Florestas Plantadas (Deflop) que agora faz parte da estrutura da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
O setor é o terceiro na pauta de exportações do Estado, com a geração de US$ 1,3 bilhão em divisas ao Estado em 2012, e agora se sente representado junto ao governo do Estado para intensificar seu planejamento estratégico e ampliar as áreas de reflorestamento no Paraná, disse o dirigente da Associação Paranaense das Empresas de Base Florestal (Apre), Carlos José Mendes. Os dirigentes da Apre estavam acompanhados do deputado estadual Pedro Lupion que se colocou à disposição para atuar na área de legislação sobre reflorestamentos.
De acordo com o secretário, a capacidade de riqueza do setor e os investimentos previstos justificam a criação desse espaço. “Devemos de fato pensar a produção de madeira e cabe ao sistema Seab organizar a produção para que o setor possa investir com tranquilidade”, afirmou Ortigara. Assuntos como ICMS das empresas florestais cadastradas no Simples também foram discutidos.
O secretário enfatizou que agora o período é de construir as políticas públicas de fomento e de apoio aos produtores, para que o setor possa atrair os investimentos das indústrias. “Recebo muitos pedidos de produtores pedindo apoio para que tenham acesso a mudas e também de lastro para as grandes politicas”, destacou.
Ortigara ressaltou que numa visão mais ousada, o Deflop e o setor florestal irão auxiliar na construção de uma politica específica para criação de um maciço florestal na região Noroeste do Estado. “Precisamos desse avanço para evitar erosão, criar alternativas de renda aos produtores da região e promover o desenvolvimento sustentável conforme preconiza nossa política de governo”, lembrou.
Para atender a demanda do setor florestal que está se intensificando, o secretário adiantou que além da criação do Deflop, que já conta com uma estrutura técnica, pretende reforçar a estrutura de técnicos e engenheiros florestais nas equipes da Seab e Instituto Emater.
O secretário recomendou ao diretor do Deflop, Mariano Felix Duran, a trabalhar desde já na inclusão de políticas de apoio às empresas de base florestal no orçamento do Estado de 2014. “Vamos trabalhar em parceria com sindicatos, cooperativas porque precisamos de capacitação dos produtores para preparar o ambiente de investimentos”, declarou.

Cascalheiras

Outro assunto tratado com os dirigentes da Apre foi a busca da simplificação do processo de regulamentação das cascalheiras, de onde são extraídos o cascalho que servem para melhorar as condições de trafegabilidade nas estradas rurais. Atualmente elas enfrentam dificuldades no processo de licenciamento ambiental e o tema deve ser debatido entre os secretários da Agricultura e do Meio Ambiente.
Segundo Ortigara, esse tema é de fundamental importância para a política do governo do Estado de promover a readequação de estradas rurais com as Patrulhas do Campo, assim como a construção de viadutos, trincheiras, saídas laterais e estradas vicinais que precisam de cascalhamento.
Segundo Mendes, o setor florestal é um dos que mais contribuem com a preservação do meio ambiente, mantendo cerca de 800 mil hectares de florestas nativas totalmente conservados para preservação do bioclima. Além dessa área mantém outra equivalente de florestas plantadas plantados com pinus e eucalipto.
Conforme levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), o setor madeireiro no Paraná movimenta a produção de celulose, madeira para fabricação de móveis, MDF e compensados, madeira para construção civil, madeira para assoalhos, molduras de janelas e portas, carvão vegetal muito utilizado pela indústria siderúrgica e ainda a biomassa vegetal, utilizada na geração de energia que alimenta as caldeiras das indústrias.
foto/seab