Estado do Paraná investe R$ 35 milhões na pavimentação de estrada rural em Guaratuba 17/11/2025 - 15:55

O Estado do Paraná, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR-Paraná e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar participaram da reunião, dia 13 de novembro, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Guaratuba, para analisar a proposta de pavimentação do trecho que liga Caovi, uma das regiões rurais mais produtivas do município, a Cubatão. A convocação foi feita pela Prefeitura de Guarapuava com o objetivo de avaliar o projeto, que entra no Programa Estradas da Integração, criado pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná – Seab.

A proposta prevê a pavimentação em CBUQ (asfalto quente) de aproximadamente 22 quilômetros, com investimento estimado em R$ 35 milhões. O trecho Caovi–Cubatão é uma estrada de terra que atende diretamente uma das áreas agrícolas mais relevantes do Paraná. Nessa região estão concentrados mais de 3 mil hectares de banana, sendo o maior polo produtor da fruta no Estado. Além disso, há forte presença de culturas como palmito pupunha, maracujá, olerícolas,   aipim e atividade pecuária.

Em meio aos esforços do Governo do Estado para fortalecer a infraestrutura rural e garantir melhores condições de produção no campo, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, destacou a importância estratégica das estradas rurais para o cotidiano dos agricultores paranaenses. Segundo ele, esse investimento vai além da mobilidade. “Nós temos que cuidar de uma coisa que o produtor rural precisa todo dia, que é a estrada rural. E com relação à estrada rural, nós temos o maior programa da história do Paraná. E estamos tratando isso como um programa de conservação da água, do solo, combate a erosão e melhoria da trafegabilidade do meio rural”, explica Marcio Nunes.

Além da relevância econômica, a estrada possui papel estratégico na mobilidade regional. Quando concluída em sua totalidade — cerca de 60 quilômetros, considerando a continuidade até Garuva (SC) e Morretes (PR) — a via formará um importante corredor logístico entre a BR-101 e a BR-277, ampliando a integração entre regiões e fortalecendo o fluxo de transporte de mercadorias.

A pavimentação deve melhorar o escoamento da produção, reduzir perdas logísticas e aumentar a competitividade dos agricultores. “É uma região altamente produtiva e fundamental tanto para Guaratuba quanto para o Paraná. A estrada permitirá mais segurança, agilidade e maior integração com os mercados”, destacou Emerson Gerstemberger, chefe regional do IDR-Paraná em Guaratuba.

O IDR-Paraná desempenha papel central no processo e já entregou o Relatório Técnico de Vistoria (RTV) à Prefeitura e à Seab. O documento é essencial para garantir que a estrada esteja em conformidade com o cenário ambiental, evitando impactos negativos e assegurando que a obra e seu entorno sejam compatíveis com a preservação do meio ambiente.

Após essa apresentação técnica e análise dos impactos econômicos e ambientais, o CMDRS aprovou por unanimidade a pavimentação. O projeto segue agora para a próxima etapa: a realização de uma audiência pública com moradores e produtores da região, que irão manifestar sua concordância ou não com a obra.

Caso a comunidade também aprove a proposta, o passo seguinte será a finalização do convênio entre a Prefeitura de Guaratuba e a Seab, permitindo então o início das obras.