Expotécnica reforça a tecnologia a serviço da vida 10/07/2024 - 14:34
Com foco no conhecimento e na inovação com sustentabilidade, e tendo como tema a tecnologia a serviço da vida, a 29.ª Expotécnica foi aberta nesta quarta-feira (10) em Sabáudia, no Norte do Paraná. Organizado pelo Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná), o evento segue até sexta-feira (12) com previsão de receber 4 mil pessoas no Sítio São José, do casal Maria Cesarina e Cláudio D’Agostini.
“O que vemos aqui é bastante do presente da agricultura brasileira e paranaense, mas também é uma mostra do potencial e do rumo que o nosso negócio está tomando, uma agricultura cada vez mais natural, em que a tecnologia ajuda a resolver aspectos biológicos, físicos e químicos do solo, impulsionando a evolução rápida e garantindo a vida”, disse o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza. "Solo é vida, se não cuidar ele morre".
O secretário enalteceu a parceria com o município e a família que cedeu o espaço para o evento. Segundo ele, a Expotécnica nasceu de uma necessidade de inclusão tecnológica, ligada a uma visão empreendedora nos anos 1990, uma época em que predominavam na agricultura algumas práticas nocivas para o solo.
“Participei de todas as Expotécnicas até agora. Esse processo tecnológico foi liderado por alguns extensionistas, mas também pelo pioneirismo da família D'Agostini, de olho no plantio direto, na conservação do solo e da água, para difundir práticas importantes para a sustentabilidade da agricultura", afirmou. "Essas boas práticas são as condições para continuarmos a vender para o mundo".
O evento faz parte do calendário do agro no Estado e abrange cerca de 100 municípios das regiões Norte e Noroeste do Paraná. A proposta é oferecer alternativas de baixo impacto ambiental para a agricultura familiar. Também se constitui em uma oportunidade de conexões para estimular negócios e parcerias que fomentem a economia do setor agrícola.
RESULTADOS - O diretor técnico do IDR-Paraná, Diniz Dias d'Oliveira, salientou a grandeza do evento para a região. "É preciso buscar resultados, rentabilidade para o produtor rural, sustentabilidade para o ambiente e a condição ideal para se viver",
afirmou.
O chefe do Núcleo Regional da Seab em Apucarana e um dos organizadores da Expotécnica, Cristovon Ripol, destacou a efetividade que resulta desse evento. "As boas práticas aqui na bacia do Rio Lajeado, do Rio Pau d'Alho, à rotação de cultura, plantio direto, conservação do solo, porque isso possibilitam o abastecimento de Maringá", disse.
O produtor Cláudio D'Agostini agradeceu a longa parceria com o governo estadual. “É um grande empenho para todos, mas compensa muito”, disse. A região de Sabáudia estava havia 46 dias sem chuvas, mas nesta semana as precipitações voltaram. "A Expotécnica com chuva é difícil, mas compensa", ponderou. Mais de 60 empresas e 100 parceiros estão participando do evento.
Para o gerente regional do IDR-Paraná em Apucarana, Paulo Eduardo Sipoli Pereira, o compromisso da Expotécnica é garantir informação de qualidade para o agricultor. “Todo ano a gente se desafia a buscar uma agenda que seja atual, que seja relevante, e que considere aspectos econômicos e sociais”, disse. Para a atual edição a presença de exposição e de palestras sobre bioinsumos é um dos pontos altos.
PROGRAMAÇÃO – Durante os três dias de evento está previsto um Circuito Técnico de Bioinsumos, abordando, entre outros temas, o manejo biológico de nematoides e a soja de baixo carbono. A vitrine de cultivares de cereais de inverno, a feira da agroindústria familiar, os eventos técnicos e a dinâmica de máquinas, equipamentos agrícolas, drones e robôs completam a agenda do evento.
Algumas das culturas que recebem destaque são a soja, o trigo, o café e as hortaliças. Na parte animal, as oportunidades e tendências da piscicultura também estão em evidência.
PRESENÇAS - Também estiveram presentes o presidente da Ceasa/PR, Eder Bublitz, os chefes dos núcleos regionais da Seab em Londrina, Antonio Carlos Barreto, e Maringá, Jucival Pereira de Sá, os diretores do IDR-Paraná Rafael Fuentes, Altair Dorigo e Renato Viana, o chefe do Departamento de Sanidade Vegetal da Adapar, Renato Young Blood, a gerente regional da Adapar, Cecília Tomás de Aquino Ribeiro, o coordenador da Expotécnica, Marcelo Franzin, o superintendente de Apoio aos Municípios da Secretaria das Cidades, Ricardo Maia, o presidente da Fetaep, Alexandre Leal dos Santos, o representante da Faep, José Mendonça, além de autoridades municipais e agricultores.