Extensionistas rurais premiados visitam a Secretaria da Agricultura 24/11/2015 - 12:27

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, recebeu na segunda-feira (23) a visita de extensionistas da Emater premiados por trabalhos de assistência técnica junto ao produtor rural e que contribuíram para transformar a realidade local. Eles venceram o prêmio Reconhecimento Extensionista.

A Emater criou a premiação para valorizar e difundir o trabalho do extensionista, que muitas vezes é inédito, transformador, mas fica restrito a uma localidade.

Segundo o presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann, essa inciativa tem como objetivo identificar e reconhecer o mérito de trabalhos desenvolvidos por funcionários e divulgar e estimular o intercâmbio de práticas que estão dando certo para outras regiões do Estado.

O prêmio também tem a intenção de divulgar trabalhos que contribuem com a realização de objetivos estratégicos presentes no projeto Emater do Futuro, em execução. “Com este concurso, estamos mostrando o nosso reconhecimento à iniciativas de colegas que contribuem de forma marcante para a promoção do desenvolvimento sustentável do meio rural paranaense, orientadas sempre pelos objetivos estratégicos do projeto Emater do Futuro”, ressaltou Niederheitmann.

VENCEDORES – O primeiro lugar na categoria Utilização de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social e Econômico das Famílias do Meio Rural foi para a extensionista Jussara Inês Dresch, do escritório de Bocaiúva do Sul. Ela apresentou o trabalho União, Esforço, Superação e Transformação na Comunidade Quilombola de Areia Branca.

Na categoria Dinamização das Economias Locais e Aumento da Produção de Alimentos Seguros o vencedor foi Sidney Barros Monteiro, da unidade municipal de Wenceslau Braz, tendo como co-autor Maurício Castro Alves, com o trabalho Desenvolvimento da Bovinocultura de Leite do Norte Pioneiro do Paraná. Ambos são da Emater de Santo Antônio da Platina.

Na categoria Inovação em Metodologia de Extensão Rural foram premiadas as extensionistas Cintia Mara Lopes de Souza e Luciana Soares de Moraes, com a experiência Mulheres do Café. Elas são do escritório da Emater em Pinhalão.

E na categoria Inovação em Processos Internos e Administrativos foi eleito o trabalho Proposta de Qualificação da Área Administrativa do Instituto Emater, dos extensionistas Valdimir de Jesus Passos e Wander Adriano Maluf Miranda, da Emater de Cornélio Procópio.

TENDÊNCIAS - Para Niederheitmann, a tendência é que esse concurso se fortaleça cada vez mais. “Sabemos que existem muitos trabalhos sendo executados e que não foram inscritos. Esperamos que na próxima edição, outros colegas também aproveitem a oportunidade para tornar conhecidas suas experiências”, disse.

Para o dirigente, é importante valorizar as iniciativas para que o próprio serviço oficial de Extensão Rural do Estado do Paraná seja também valorizado.