Feira Sabores do Paraná em Foz do Iguaçu teve 25 mil visitantes - 17/10/2011 17/10/2011 - 09:50

Mais de 25 mil pessoas visitaram a segunda edição da Feira Sabores do Paraná de Foz do Iguaçu. Durante cinco dias (de 12 a 16) os moradores da região oeste do estado, e até mesmo da Argentina e do Paraguai, conheceram e saborearam produtos de 60 agroindústrias familiares do Estado, um mix com mais de 800 itens, entre geleias, conservas, patês, embutidos, queijos, sucos, licores, entre outros.

Em Foz do Iguaçu o evento possibilitou aos feirantes o faturamento de mais de R$ 150 mil em comercialização direta, e garantiu mais R$ 50 mil em negócios futuros. “Esses recursos certamente vão movimentar a economia de muitos pequenos municípios onde está a maioria das agroindústrias familiares participantes”, disse Eder Dalla Pria, coordenador do Programa Fábrica do Agricultor, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.

Ele explicou que a feira é uma mostra do poder de transformação que existe na agricultura familiar do Paraná. Um importante canal de divulgação, inserção, comercialização e encontros de negócios para os produtos da agroindústria familiar do estado. “Nesta feira os agricultores tiveram a possibilidade de levar seus produtos diretamente para os consumidores, e também para os comerciantes de Foz do Iguaçu e municípios da região, que aproveitaram para fechar excelentes negócios”, afirmou Dalla Pria.

Entre as agroindústrias que fecharam contratos futuros estão Pomare Produtos Naturais, Vila Portes Produtos Naturais, Celeiro Natural, Mayers Especiarias, Fogo de Chão, Verdurão, Queijos & Cia, Armazen do Campo, Casa do Diabético, Anila, entre outros.

De acordo com o levantamento feito pela Secretaria da Agricultura e pela Emater, responsáveis pela organização da Feira, 98% dos agricultores participantes recuperaram todas as despesas; 95% obtiveram lucros; 36% comercializaram todos os produtos; 50% fecharam negócios futuros; 98% afirmaram que participariam da terceira edição da Feira em Foz do Iguaçu, em 2012. A nota de avaliação da Feira, atribuída pelos agricultores, foi 9,3.