Fundação ABC, de Castro, adere a campanha Plante Seu Futuro 24/11/2014 - 11:26

A Fundação ABC, órgão de pesquisa agropecuária para as cooperativas Capal, Batavo e Castrolanda, nos Campos Gerais, assumiu com a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento e Emater o compromisso de ser parceira na campanha Plante Seu Futuro, que preconiza o uso de boas práticas de produção agropecuária, buscando qualificar a produção com sustentabilidade ambiental.

É o primeiro instituto de pesquisa da iniciativa privada a aderir à campanha. A Fundação vai desenvolver ações em uma microbacia, em propriedades de associados dessas cooperativas. O objetivo é trabalhar com os órgãos públicos na validação de técnicas da campanha junto aos produtores rurais.

Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, essa parceria é bem vinda porque vem ao encontro dos objetivos da campanha Plante Seu Futuro, que é o de envolver os técnicos da iniciativa privada junto com o setor público na orientação adequada aos produtores rurais paranaenses.

VALORIZAÇÃO - Para o coordenador do projeto grãos da Emater-PR, Nelson Harger, que também é coordenador dos programas Manejo Integrado de Pragas e Manejo Integrado de Doenças na campanha Plante Seu Futuro, essa parceria qualifica o trabalho que vem sendo executado e representa uma soma de esforços para estimular as boas práticas agrícolas. “A proposta de trabalho integrado aproxima as entidades do setor público e privado e valoriza as boas práticas no que de melhor cada uma faz. “Todas vão crescer com essa troca de experiências”, afirmou.

Nelson Harger, explica que a campanha, que tem pouco mais de um ano de execução, já conta com a parceria dos institutos públicos de pesquisa, como Iapar e Embrapa. “A participação da pesquisa privada nesse processo é um marco, principalmente para a região Sul do Paraná”, diz ele.

SÃO CRISTÓVÃO - Nos Campos Gerais, os trabalhos entre os órgãos públicos e a Fundação ABC serão realizados na microbacia São Cristóvão, no município de Castro, uma área com extensão de 3.000 hectares e mais de 100 produtores - desde pequenos agricultores familiares até os médios e grandes produtores.

Segundo Laertes Bianchessi, chefe do núcleo da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento em Ponta Grossa, a microbacia São Cristóvão foi escolhida por abrigar uma diversidade de atividades agrícolas como lavouras de grãos, pecuária de leite, suinocultura e aves e ainda ser um local de captação de água para o abastecimento de Castro.

Além disso, a microbacia São Cristóvão está sendo beneficiada por outro programa da Secretaria da Agricutura, o de Gestão de Solo e Água em Microbacias, que é financiado pelo Banco Mundial. Na localidade estão sendo executadas práticas individuais e coletivas para proteção do solo e da água e técnicas de produção animal e vegetal.

Na avaliação de Bianchessi, a microbacia é representativa por ter um diagnóstico pronto e aprovado e, por isso, as técnicas preconizadas pela campanha Plante Seu Futuro, tendem a avançar, afirmou.

INFORMAÇÕES - Com a parceria, os agricultores filiados às cooperativas que mantêm a Fundação ABC terão acesso a informações técnicas produzidas nas unidades de referência, principalmente nos temas de Manejo Integrado de Solos e Água e Manejo Integrado de Pragas e Doenças.

“O trabalho conjunto com a Fundação ABC nessa localidade vai potencializar as ações desenvolvidas pela campanha”, afirma Bianchessi. A entidade irá instalar unidades de referência e manejo integrado de pragas e de doenças, com acompanhamento técnico do próprio quadro, mantendo uma sintonia com os técnicos dos órgãos públicos que já vêm trabalhando esses temas de campanha, com aproveitamento dos parâmetros e coeficientes de medição e acompanhamento das ações e de resultados.

SOLOS E ÁGUAS - Na área de Manejo de Solos e Água o trabalho será desenvolvido em duas partes. Segundo o coordenador estadual de Manejo de Solos e Água da Emater e também da campanha Plante Seu Futuro, Oromar João Bertol, será aplicado um trabalho de verificação da qualidade do plantio direto, através de definição de coeficientes práticos. E também serão desenvolvidas ações de manejo e conservação de solos de acordo com as características de relevo e solo da região, que são distintas de outras regiões, como por exemplo solos menos profundos, intensidade de chuva menor que em outras localidades. “Vamos aprimorar para que as práticas sejam bem aplicadas. A Fundação ABC já faz um trabalho bom na região e agora será intensificado com essa integração”, diz ele.

CAMPANHA - A campanha Plante Seu Futuro é coordenada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e executada pela Emater e Iapar, em parceria com várias entidades da iniciativa privada. Ela estimula o agricultor a adotar boas práticas de produção agrícola e recorrer à aplicações de agrotóxicos somente quando for necessário.

Entre as práticas recomendas pela campanha está o Manejo Integrado de Solos e Águas, Manejo Integrado de Pragas, Manejo Integrado de Doenças, Manejo Integrado de Plantas Invasoras, Tecnologias de Aplicação de Agrotóxicos e Controle de Formigas Cortadeiras.

"Uma importante ação dessa campanha é o resgate dos monitoramentos e manejos dos solos e culturas, práticas que já foram muito adotadas pelo agricultor mas que ao longo dos últimos anos foram deixadas um pouco de lado”, disse o engenheiro agrônomo Nelson Harger. Como exemplo destas práticos está o manejo integrado de pragas no monitoramento e manejo de pragas de difícil controle como no caso dos percevejos e da helicoverpa na cultura da soja.