Governo entrega caminhões a municípios para facilitar a distribuição de alimentos 01/11/2022 - 16:38

O Governo do Estado entregou nesta terça-feira (01) veículos utilitários de carga, com baú isotérmico, para 19 municípios de várias localidades do Paraná. Eles vão atender as centrais de recebimento e distribuição de produtos da agricultura familiar, como o Programa Alimenta Brasil (PAB), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Compra Direta Paraná.

A ação foi viabilizada por um convênio entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (SEAB/DESAN), em parceria com o Ministério da Cidadania, totalizando um investimento de R$ 9,3 milhões. O recurso investido pelo Estado foi de R$ 3,5 milhões.

No total, 140 municípios foram beneficiados desde o começo da ação. O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) fez a indicação dos municípios e atua no monitoramento das políticas públicas.

O abastecimento alimentar, por meio de compras públicas de alimentos, fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização, valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e incentiva a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, a ação estimula o cooperativismo e o associativismo, amplia a geração de renda para agricultores familiares, fortalece o desenvolvimento local e regional e, especialmente neste momento pós-pandemia, fortalece a imunidade e promove a melhoria das condições de saúde da população.

O vice-governador Darci Piana destacou que os novos veículos vão estimular o fortalecimento das organizações de agricultores familiares nos municípios. “Com essa entrega, 19 municípios terão acesso aos mercados institucionais. Isso vai garantir crescimento profissional e mais geração de renda. O nosso governo tem o compromisso de facilitar o acesso a políticas públicas que beneficiem a produção e a comercialização”, ressaltou.

As centrais de recebimento e distribuição de produtos da agricultura familiar são espaços físicos estruturados e equipados com a finalidade de auxiliar a distribuição dos gêneros alimentícios no município e/ou na região, preferencialmente aqueles oriundos da agricultura familiar. Os municípios contemplados foram Califórnia, Ramilândia, Indianópolis, Andirá, Boa Esperança do Iguaçu, Jaboti, Jaguapitã, Presidente Castelo Branco, Santo Inácio, Guaratuba, Santo Antônio do Caiuá, Pitanga, Sengés, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste e Icaraíma.

Segundo o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o objetivo é melhorar a logística de recepção, conferência e distribuição dos produtos da agricultura familiar nas centrais públicas dos municípios paranaenses selecionados, trazendo benefícios econômicos para os produtores.

“Nós estamos ajudando a estruturar centrais municipais de entrega de comida para recolher, processar, organizar e fazer chegar o alimento a quem precisa: escola e entidades que atendem vulneráveis, Numa parceria com o governo federal, nós aproveitamos um saldo de recursos e estamos engrenando hoje mais um lote de 19 caminhões para que aumente a eficiência”, disse.

Para o prefeito de Iporã, Sérgio Luis Borges, a ação fará com que alimentos de qualidade cheguem com mais eficiência as escolas. "É muito importante para as escolas municipais a questão do transporte da merenda, ter um caminhão para transportar essa merenda escolar de qualidade vindo direto do produtor”, disse.

CENTRAIS – As Centrais Públicas de Recebimento e Distribuição presentes nos municípios são fundamentais na estruturação da política de Segurança Alimentar e apresentam o objetivo de resgatar a produção dos alimentos regionais, impulsionar programas de Compras Institucionais, promover melhor distribuição de renda dos agricultores e fortalecer a economia local das regiões, entre outros.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – Os mais de 1 milhão de alunos da rede estadual de ensino passaram a receber, nesta gestão, três refeições por dia nas escolas. O programa Mais Merenda oferece mais um lanche na entrada e outro na saída de cada turno, além da merenda regular que já é dada nos intervalos das aulas.

A oferta de três refeições por turno iniciou em 2020 como um projeto-piloto em cinco Núcleos Regionais de Educação (NREs), mas com a paralisação das aulas por causa da pandemia de Covid-19, retomou no ano letivo de 2021. Agora, abrange todos os 2.109 colégios da rede estadual.