IDR Paraná promove Seminário de Cafés Especiais e premia os melhores cafés do norte do Estado 05/12/2025 - 17:19
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), movimentou a cafeicultura do norte do Estado durante o Seminário de Cafés Especiais e a premiação do Concurso Regional Café Qualidade. O evento, realizado em Apucarana, reuniu cerca de 150 participantes — entre cafeicultores de Apucarana, Cambira e Jandaia do Sul, além de técnicos, professores e estudantes. Promovido pelo IDR-Paraná em parceria com a prefeitura de Apucarana e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empreas (Sebrae), o Seminário reforçou o papel do Instituto na difusão de conhecimento e na valorização dos cafés produzidos na região.
Com foco em aproximar produtores e mercado, a programação contemplou palestras técnicas, conteúdos sobre qualidade, tendências e comercialização, além de orientações sobre regularização de torrefações. Houve ainda demonstrações de análises e degustação de cafés especiais, permitindo que os participantes vivenciassem, na prática, os critérios que definem a excelência do produto.
O ambiente colaborativo e a integração entre os presentes destacaram o potencial crescente da região na produção de cafés especiais. O evento também serviu como ponte para novos negócios, reforçando o papel da capacitação e da inovação para o fortalecimento da cadeia produtiva.
PREMIAÇÃO - O momento mais aguardado foi a Premiação do Concurso Regional Café Qualidade, que avaliou cafés submetidos por produtores da região, selecionados por cafeterias locais. Os cinco primeiros colocados receberam certificados e foram reconhecidos pela dedicação à melhoria contínua dos cafés e pelo compromisso com a qualidade.
Produtores premiados:
1º lugar – Izabel de Souza Navarro (Jandaia do Sul)
2º lugar – Diva Aparecida Mioto de Souza (Apucarana)
3º lugar – Paulo de Castro (Jandaia do Sul)
4º lugar – Diane Fernandes Fornaciari (Apucarana)
5º lugar – Samuel Bartolomeu do Fiorucci (Jandaia Sul)
Os cafeicultores premiados foram acompanhados por técnicos do IDR-Paraná que integram o Projeto Café: Marco Antonio Casini Sanches (Apucarana) e Mauro Rodrigues (Jandaia do Sul). O reconhecimento reflete o trabalho técnico contínuo realizado na região, que tem contribuído para elevar os padrões de qualidade e fortalecer a competitividade dos produtores.
As instituições organizadoras reforçaram a importância do seminário para incentivar a profissionalização, fortalecer a cadeia produtiva e ampliar a visibilidade dos cafés regionais no mercado local e estadual.












