MDS e Funai fazem visita de monitoramento ao Programa de Aquisição de Alimentos para indígenas no Paraná 21/10/2024 - 13:56

Entre os dias 14 e 18 de outubro, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) realizaram uma visita de monitoramento e avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) voltado para comunidades indígenas no estado do Paraná. A atividade contou com o apoio da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), que coordena o programa federal no estado, e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná).
O objetivo da visita foi verificar a qualidade dos produtos entregues aos beneficiários indígenas, além de avaliar a aceitação dos alimentos e realizar visitas in loco às propriedades dos agricultores envolvidos no programa. As ações incluíram entrevistas em grupo com representantes de prefeituras, secretarias municipais de assistência social, IDR-Paraná e associações indígenas, além de entrevistas individuais com coordenadores locais e a identificação dos produtos nas propriedades agrícolas localizadas nas aldeias visitadas.
Os municípios selecionados para a avaliação foram Tomazina, Santa Amélia, São Jerônimo da Serra e Tamarana. As terras indígenas visitadas incluíram as Terras Indígenas Pinhalzinho, Laranjinha, São Jerônimo da Serra, Apucaraninha, Barão de Antonina e Yvyporã habitadas por grupos étnicos Guarani, Xetá e Kaingang.
"Nós temos a intenção de dar continuidade às atividades nos próximos anos, com o objetivo de aumentar o número de indígenas atendidos e garantir a segurança alimentar, bem como a diversidade dos produtos oferecidos", disse a diretora do Departamento de Segurança Alimentar Nutricional (Desan) da Seab, Márcia Stolarski. 

PROGRAMA - O PAA promove a compra direta de alimentos de agricultores familiares, sem necessidade de licitação e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, bem como à rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino. Com isso, colabora para fortalecer a agricultura familiar, gerando emprego, renda e desenvolvendo a economia local, além de garantir acesso aos alimentos, contribuindo para reduzir a insegurança alimentar e nutricional. 

 

 

GALERIA DE IMAGENS