Maringá recebe recursos para construção de restaurantes populares 20/12/2019 - 16:56

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento está repassando R$ 2,95 milhões para Maringá construir três restaurantes populares e reformar um já existente. O conjunto de obras e aquisição dos equipamentos necessários está orçado em R$ 3,28 milhões, sendo que a diferença será contrapartida do município por meio de parceria com o governo do Paraná.

O secretário Norberto Ortigara e o prefeito Ulisses Maia assinaram o convênio, nesta semana. A previsão é que as obras sejam concluídas dentro de um ano. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza, do Governo do Paraná.

REFEIÇÕES - Os restaurantes vão oferecer cerca de 2.100 refeições saudáveis e de baixo custo à população em situação de insegurança alimentar e nutricional.

São alvos desse atendimento a população de idosos, trabalhadores em geral, estudantes, aposentados, moradores de rua, desempregados, ambulantes, famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. As refeições serão oferecidas a R$ 3,00, por pessoa e a Prefeitura subsidia outros R$ 3,00.

Para o secretário Norberto Ortigara, os restaurantes populares são instrumentos para a realização da Política de Segurança Alimentar e Nutricional nos municípios, em conjunto com outros equipamentos como as cozinhas e hortas comunitárias, feira de alimentos da agricultura familiar, entre outros. O prefeito Ulisses Maia ressaltou que graças a parceria com o Governo do Estado vai conseguir oferecer espaços com comidas saudáveis em locais próximos das pessoas.

BAIXO CUSTO - Conforme o projeto apresentado pela prefeitura de Maringá, um restaurante cuja cozinha será reformada, funciona na região Central, na Avenida Lauro Verneck, próximo à Universidade Estadual de Maringá.

Parte dos recursos será direcionada para reforma da cozinha, compra de equipamentos e materiais de consumo para manter e melhorar o fornecimento de até 1.100 refeições diárias, de segunda a sexta-feira.

Todas as refeições devem ser de baixo custo e nutricionalmente balanceadas. O espaço vai funcionar como uma cozinha central, cujas refeições serão distribuídas aos três restaurantes que o município vai construir e implantar nos bairros Ney Braga, Tuiuti e Honorato Vechi.

Para a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) da Secretaria da Agricultura, Marcia Stolarski, a modernização do restaurante popular já existente e a construção de novas unidades visam auxiliar o poder público na garantia ao direito humano à alimentação, auxiliando no combate a insegurança alimentar que atinge a população mais vulnerável do município.

Stolarski ressaltou o custo-benefício do projeto de modernização e construção de mais três unidades do Restaurante Popular. Ela defendeu o investimento em alimentação saudável, que auxilia na manutenção do peso adequado, melhora a imunidade dos indivíduos e de sua produtividade, prevenção de deficiências nutricionais e de outras patologias decorrentes. “Tudo isso resulta em bem-estar social e maior longevidade da população, entre outros”, afirmou.

PARCERIAS - De acordo com o projeto técnico, o município de Maringá fará parcerias com universidades para oferecer cursos nos espaços dos restaurantes populares. Por exemplo, haverá orientação sobre alimentação saudável, oficinas sobre o consumo consciente de sal e açúcar e capacitação de Boas Práticas Para Manipulação dos Alimentos.

O restaurante será operado por uma empresa terceirizada, cabendo à administração do município a função de avaliação e monitoramento dos serviços que serão realizadas por nutricionistas.