Municípios do Noroeste terão isenção do pagamento da Emater 14/05/2013 - 16:24

O convênio foi assinado durante evento que contou com a presença de 350 pessoas entre prefeitos, secretários municipais de agricultura, lideranças regionais e agricultores. O encontro com os prefeitos aconteceu em conjunto com o evento “O Porto vai ao campo”, promovido pela Secretaria da Infra Estrutura e Logística e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.
O convênio está sendo concretizado a partir de uma decisão do governador Beto Richa, que desde o início de 2013 desonerou as prefeituras do pagamento do convênio da Emater, o que representa uma economia de R$ 20 milhões aos cofres municipais.
Em substituição a essa contribuição, o secretário Norberto Ortigara sugeriu aos prefeitos do Noroeste que reforcem suas equipes técnicas de assistência e extensão rural para melhorar o desempenho dos serviços prestados pelo Estado aos agricultores. A atual estrutura atende cerca de 32% dos 71 mil agricultores da região.
A meta com essa parceria com os municípios é ampliar o atendimento para pelo menos 50% dos agricultores familiares, disse Rubens Niederheitmann, presidente do Instituto Emater.
Ele falou dos benefícios da assistência técnica e extensão rural, através da Emater, que facilitam o acesso do agricultor a recursos de programas federais e estaduais. No ano passado, foram destinados cerca de R$ 1 bilhão em recursos de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “São recursos que fortalecem a agricultura e vão movimentar a economia dos municípios”, disse Niederheitmann.
“Através desse termo de cooperação, o governo do Estado está colocando gratuitamente uma estrutura técnica a serviço dos municípios e essa isenção deve ser revertida em ações para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária que garantem renda no campo”, recomendou Ortigara. “Para consolidar essa parceria, ele lembrou aos prefeitos que apresentem projetos técnicos bem elaborados com metas a serem alcançadas”, afirmou.
Para o prefeito de Marialva e presidente da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), Edgard Silvestre, esse termo de cooperação abre uma nova expectativa de fortalecimento da agricultura para viabilizar as pequenas propriedades. “Essa desoneração vai nos ajudar bastante”, disse.
Segundo o prefeito, não fosse a Emater os municípios não teriam condições de atingir as metas do Programa Nacional de Alimentação Escolar que destina 30% dos recursos para a compra de alimentos da Agricultura Familiar. “A Emater é que ajuda a organizar as cadeias produtivas e a troca de informações com os agricultores é fundamental para que elas possam produzir mais e melhor”, destacou.
PARTICIPANTES - O encontro com prefeitos da região Noroeste contou com a presença do presidente da Sociedade Rural de Maringá, Wilson de Matos Silva Filho, os secretários da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, da Indústria, comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, do superintendente do Porto de Paranaguá, Luiz Dividino, e do prefeito em exercício de Maringá, Claudio Ferdinandi.
