Municípios do Norte Pioneiro querem patrulha do Pró-Rural 09/10/2013 - 16:40

foto/seabOs municípios do Norte Pioneiro que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional da Bacia do Rio Paranapanema querem ser contemplados com uma patrulha do campo que poderá ser adquirida com recursos do programa Pró-Rural. A solicitação foi feita nesta quarta-feira (09) ao secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, por uma comitiva de prefeitos da região que estava acompanhada do deputado estadual Pedro Lupion.

O programa Pró-Rural prevê a compra de 9 patrulhas do campo, com recursos do Banco Mundial que farão a readequação, melhoria e manutenção de estradas rurais em municípios consorciados que façam parte de iniciativas territoriais. O convênio que será assinado com o governo do Paraná determina que essas patrulhas sejam destinadas aos Territórios da Cidadania, e os equipamentos ficam definitivamente para atender os territórios contemplados.

Segundo o secretário, esses municípios estão inseridos dentro do Território Integração Norte Pioneiro. Ortigara condicionou esse atendimento à efetivação da assinatura do convênio entre o governo do Paraná e o Banco Mundial, que vinha sendo protelado em função de pendências junto ao governo federal. “Acreditamos que essas pendências foram sanadas e a assinatura desse convênio é questão de dias”, prevê Ortigara.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional da Bacia do Rio Paranapanema é formado pelos municípios de Jacarezinho, Ribeirão Claro, Joaquim Távora, Carlópolis, Guapirama e Santo Antonio da Platina, cujas estradas rurais que podem ser atendidas pelas patrulhas do campo somam 2.182 quilômetros. Segundo o prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Mauricio Araújo, cerca de 5.855 propriedades rurais serão beneficiadas com a aquisição definitiva dessa patrulha.

O prefeito Araújo e os demais prefeitos saíram satisfeitos da reunião com a expectativa de serem atendidos. “O secretário Ortigara conhece bem a região e sabe que os municípios precisam da patrulha de forma permanente”, afirmou. Segundo o prefeito, a ideia do atendimento aos municípios na forma de consórcio nasceu no Norte Pioneiro, que tem demonstrado pioneirismo em organização municipal.

Além do prefeito de Ribeirão Claro, estavam presentes ao encontro os prefeitos de Joaquim Távora, Gelson Mansur Nasser, de Carlópolis, Marco Antonio David, de Guapirama, Pedro de Oliveira, de Jacarezinho, Sergio Eduardo Emigdio de Faria, de Nova América da Colina Alexandre Basso e o vereador de Ribeirão Claro Marcelo Molini.

CONVÊNIO

Durante o encontro, o secretário Norberto Ortigara assinou convênio para colocação de pedras irregulares com o prefeito Gilson Mansur Nasser, do município de Joaquim Távora. O convênio, no valor de R$ 619.500,00 vai permitir a colocação de pedras irregulares numa área de 17.700 metros quadrados na PR-092 entre os bairros de Baixo e Colônia São Miguel.