Norberto Ortigara apresenta programas de governo para municípios da região Oeste e pede seriedade na aplicação dos recursos 18/04/2013 - 15:50

foto/seabO Secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Norberto Ortigara, esteve em visita ao Oeste do Estado no início desta semana e aproveitou para fazer um alerta às autoridades responsáveis pela agricultura da região. No primeiro encontro dos secretários municipais de agricultura dos 52 municípios membros da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), realizado na terça-feira (16) em Cascavel, Ortigara apresentou os programas que o governo estadual oferece para auxiliar no desenvolvimento da agricultura paranaense e pediu a atenção das autoridades para que os recursos sejam aplicados com seriedade e eficiência.

A região Oeste, grande produtora de grãos, tem uma participação efetiva na economia paranaense e por isso o incentivo do governo é de extrema importância no intuito de manter e desenvolver a produção das áreas plantadas e outras atividades. Da safra atual de trigo, a região deve representar 11% da colheita do Estado. Já a safra 2012/13 de soja conta com 22% da produção estadual e a de milho tem números ainda mais significantes: 10% da primeira safra e 37% da safrinha.

A Seab, em parceria com as empresas vinculadas, oferece diversos programas para que esses números de produção e das demais atividades da agropecuária cresçam no Paraná. O incentivo é para que os municípios procurem a sustentabilidade, utilizando recursos próprios para manter sua produção e suprir suas necessidades. São programas como o de conservação de solos e microbacias, o pró-rural, recursos para a atividade leiteira, a entrega de patrulhas do campo para auxiliar na adequação de estradas rurais entre outros. Opções que podem, de acordo com Ortigara, ser bem aproveitadas pelos prefeitos desde que sejam implementadas com inteligência.

“Não temos fórmulas mágicas nem a solução de todos os problemas de cada município. Mas se formos inteligentes podemos somar forças para que o desempenho da agricultura do Oeste, que é forte e grandiosa, seja ainda melhor”, destacou o secretário, que acredita que desta forma os objetivos possam ser atingidos com menos esforço e mais qualidade. Ele aproveitou a oportunidade para explicar como cada programa contribui para a agricultura e como o município pode solicitar sua participação. Seja oferecendo mão-de-obra, contrapartida financeira ou apresentando projetos de qualidade e com rapidez.

Mas Ortigara fez questão de ressaltar que a aplicação dos recursos tem que ser estudada com muita atenção, buscando comunidades que tenham capacidade para usufruir e se fortalecer com o auxílio recebido. “Quando um prefeito chega e me diz que quer mudar a realidade de todo o município, eu alerto que ele pode terminar o mandato um pouco frustrado. Tem projetos em que é preciso eleger comunidades que já sejam voltadas para aquela ação para reforçar e aprimorar a produção”, destacou.

Opinião compartilhada pelo presidente da AMOP, José Carlos Mariussi. “Temos que aproveitar esse momento especial em que o Governo do Estado vem a nossa região com a sua equipe para tratar do desenvolvimento da nossa agricultura. Só vai realmente tirar proveito desta situação o município que estiver preparado”, alertou aos secretários e prefeitos presentes.

De acordo com Renato Jasper, gerente geral da Emater de Cascavel, o encontro foi realizado em função de “termos sentido a necessidade de preparar melhor os secretários municipais de agricultura para a sua função. A agricultura na região Oeste é fundamental na economia e nós temos que trabalhar unidos para que o agricultor se beneficie dos programas oferecidos pelo governo”.

Alguns recursos já vêm sendo aplicados para o fortalecimento da atividade agropecuária no Oeste: dos 131 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) auxiliados pelo governo na área de agricultura, quatro são da região (Catanduvas, Campo Bonito, Ibema e Três Barras); nesta quinta-feira, o governador Beto Richa entrega a Patrulha do Campo Pró-Caxias; do concurso autorizado mês passado para a contratação de profissionais para o Instituto Emater, 80 serão redirecionados para a região até o final do ano.

Compuseram a mesa durante a reunião o Secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o diretor geral da Seab, Otamir César Martins, o presidente da AMOP, José Carlos Mariussi, o coordenador da região Oeste, Sérgio Terres, o coordenador da Seab de Cascavel, Éder Bublitz, o coordenador da Seab de Toledo, Marcelo Menegassi, o gerente geral da Emater de Cascavel, Renato Jasper e o gerente geral da Emater de Toledo, Ivan Becker Raupp. Também estiveram presentes os prefeitos dos municípios de Tupãssi, Iguatu, Lindoeste, Ouro Verde, Palotina, Jesuítas, Capitão Leônidas Marques, Quatro Pontes e Mercedes.
 
foto/seab
foto/seab
foto/seab