Novas técnicas de produção de cebola serão apresentadas a agricultores - 31/03/2011 31/03/2011 - 15:24

Produtores de cebola terão a oportunidade de aprender novas técnicas de produção e melhorar seus rendimentos, com o 21.° Encontro Estadual de Produtores de Cebola, programado para 29 de abril, em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba. As palestras abordarão o plantio e semeadura direta como técnicas alternativas para a redução do uso de agrotóxicos; comercialização do produto e perspectivas para a próxima safra.

O encontro é realizado todo ano pela Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento e coordenado pela Emater, com apoio das prefeituras. A estimativa é que 750 pessoas participem, incluindo agricultores, secretários e lideranças do Estado.

Segundo Iniberto Hamerschmidt, técnico de agricultura orgânica e olericultura (cultivo de hortaliças) da Emater, a produção será estimulada ainda mais, com técnicas que melhorem a qualidade do produto. “Percebemos que houve grande crescimento da olericultura, em função das diversas tecnologias apresentadas durante os encontros anteriores e das orientações aos produtores familiares”.

PRODUÇÃO – O Paraná é o 5.° maior produtor de cebola do País. Só neste ano foram produzidas 160 mil toneladas de cebola, cerca de 14% da produção brasileira. São 30 os municípios paranaenses responsáveis pelo plantio de cebola em escala comercial. A maior safra é proveniente da Região Metropolitana de Curitiba, que representa 76% da área de cultivo da planta. A segunda maior produtora é a região de Irati, com 18%.

A área plantada no Estado aumentou 6% este ano e, segundo Hamerschmidt, essa produção é fruto da agricultura familiar. Atualmente, 5.800 famílias vivem dessa cultura no Paraná. “O aumento foi significativo, mas agora os produtores têm outra preocupação: a dificuldade na venda. Como a oferta do produto aumentou, o preço caiu cerca de 50%. Para conquistar o mercado é necessário investir ainda mais na qualidade e é isso que vamos explicar para os produtores no encontro estadual”, afirma.

A secretaria também se prepara para realizar, em abril de 2012, a 24ª edição do Seminário Nacional de Cebola, que acontecerá no município de Fernandes Pinheiro, paralelamente ao 15° seminário de Cebola do Mercosul. Durante dois dias serão discutidos assuntos relacionados à cadeia produtiva da cebola, como novas técnicas e cultivo saudável.