Novembro Azul: Seagri promove café da manhã com foco na saúde do homem 03/11/2025 - 14:55
Um momento para reflexão em torno da saúde e do autocuidado. Essa foi a ênfase do café da manhã que aconteceu nesta segunda-feira (03), nas dependências do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR- Paraná), em Curitiba, como apoio ao movimento Novembro Azul. “Nosso objetivo hoje é reforçarmos o compromisso com a promoção da saúde. E a mensagem é bem simples: não esperem um sinal grave para começarem a se cuidar; conversem com seu médico”, observou a diretora-geral da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Camila Aragão, na apresentação do evento. O secretário da Seab, Marcio Nunes, elogiou a iniciativa e ressaltou: “É uma satisfação participar deste momento simbólico, com destaque para um tema tão essencial que é a saúde das pessoas”.
Durante a abertura do evento, promovido pelo Sistema de Agricultura do Paraná (Seagri), o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, exortou servidores, chefias e diretores, presentes no café da manhã, vestidos de azul, a se conscientizarem sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Agradeço a todos os que se mobilizaram para que este momento acontecesse, porque se trata de um assunto muito sério. Neste evento, quero convocar vocês para compartilharem a responsabilidade de cuidar da saúde”, disse Natalino.
O movimento Novembro Azul foca em incentivar os homens a realizarem exames médicos de rotina, pois a detecção precoce aumenta significativamente as chances de cura. “Quem já passou por alguns problemas desse tipo sabe que a prevenção é o melhor caminho”, destacou Adalberto Valiati, diretor administrativo-financeiro da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar, que também participou da abertura do evento.
O Novembro Azul, além de conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata e a atenção com a saúde masculina em geral, visa promover a adoção de um estilo de vida mais saudável, abordando fatores como alimentação equilibrada e atividade física, entre outros. A proposta também pretende desmistificar o tabu em torno desses exames preventivos, que são rápidos, simples e podem salvar vidas.












