Ortigara elogia indicação de Chandoha para cargo no Ministério da Agricultura 03/02/2011 - 13:17

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, recebeu com satisfação a indicação do ex-secretário da Agricultura do Paraná, Erikson Camargo Chandoha, para ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo Ortigara, Chandoha é paranaense, conhece a realidade do estado e irá promover bons negócios para as agroindústrias e cooperativas paranaenses.

A nomeação de Chandoha foi publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira (02) e ele está em Brasília prestando serviços. A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) é responsável por incentivar o uso de práticas sustentáveis nas lavouras brasileiras. Sua atuação envolve também ações para estímulo ao cooperativismo, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, proteção intelectual, infraestrutura e logística de produção, transporte e armazenagem de safras.

Segundo Chandoha, o fomento ao agronegócio em geral e às cooperativas terá como foco o desenvolvimento sustentável de produção. Ele antecipou que a secretaria que vai liderar atua também na área de certificação de produtos agrícolas, padronização e classificação da agricultura orgânica.

Paranaense de Laranjeiras do Sul, Chandoha, de 59 anos, foi secretário de Agricultura e Abastecimento do estado entre abril e dezembro de 2010. Com pós-graduação em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, ele iniciou a carreira na administração pública em 2003, como chefe regional do núcleo da Seab em Campo Mourão

Atuou também como presidente dos conselhos estaduais paranaenses de Sanidade Agropecuária (Conesa) e de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Cedraf). Presidiu, ainda, o conselho de administração de instituições como a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Central de Abastecimento do Paraná.

Entre 1985 e 2002, o secretário foi superintendente técnico administrativo em empresas agropecuárias, quando elaborou estudos e desenvolveu projetos no setor rural e industrial nos estados do Paraná e Sergipe.