PRIMEIRA REUNIÃO DO CEDRAF EM 2015 05/03/2015 - 09:40

A reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Paraná – CEDRAF ocorreu em 03 de março, nas dependências da Emater, presidida pelo Secretário Norberto Ortigara e com a participação de 24 conselheiros e 9 convidados.

Entre os assuntos da pauta Mary Stela Bischoff da Emater, fez uma apresentação sobre o Programa Brasil Sem Miséria – Fomento as Atividades Produtivas Rurais, executado pela Emater através de Acordo de Cooperação Técnica assinado entre o Ministério do Desenvolvimento Social, SEAB e EMATER, dirigido a famílias rurais extremamente pobres, através de um conjunto de ações e programas que visam retirar parte da população brasileira da extrema pobreza. Entre os objetivos do programa destaca-se o de elevar a renda e as condições de bem-estar da população. O programa hoje está em 88 municípios do Paraná, atendendo famílias rurais, com repasse de recursos para a implementação de projetos produtivos que visam a produção para auto sustento e comercialização. Mary Stela destacou que os projetos que já estão em andamento têm alcançado êxito, sendo que além da renda têm contribuído para a melhoria da auto estima, a independência das famílias e o acesso a outras políticas publicas, como habitação e serviços de saúde.
Outro tema importante debatido na reunião do CEDRAF foi abordado pelo Presidente da Unicafes - Nilceu Evanir Kempf, que trouxe para reflexão dos conselheiros o tema da organização da agricultura familiar, questionando e apresentando informações que justificam a importância de estruturar políticas que visam fortalecer a organização socioeconômica da agricultura familiar. Nilceu argumentou que apesar de o ano passado ter sido instituído o Ano da Agricultura Familiar, e a ONU ter provocado as organizações e Governos para a implantação de políticas de fomento e fortalecimento da agricultura familiar, pouco avanços foram verificados no que se refere ao fortalecimento das organizações, pois a grande maioria das políticas públicas ainda privilegia a pessoa individualmente. O Presidente da Unicafes apresentou alguns exemplos de políticas públicas executadas em vários estados do país, que buscam fortalecer as cooperativas da agricultura familiar, e disse que o cooperativismo é o caminha para promover políticas para o desenvolvimento sustentável de sistemas de produção agrícola da AF; para orientar que as políticas sejam praticadas com foco na organização e dinamização econômica; e para aumentar a participação dos jovens e das mulheres na Agricultura Familiar.
Reuniões das Câmaras Técnicas de Desenvolvimento Territorial e de ATER
Com o objetivo de apreciar assuntos referentes aos temas de suas competências, as câmaras técnicas de Desenvolvimento Territorial e de ATER, realizaram reunião no sentido de deliberar pareceres que embasaram as decisões dos conselheiros.
A Câmara de ATER reunida em 24 de fevereiro analisou e deliberou sobre as solicitações de renovação de credenciamento de ATER junto ao SIATER-MDA, das entidades AS-PTA, ADEOP, ENGEAGRO e Motirô. Os representantes da câmara ainda debateram sobre a importância de estimular a participação de entidades que não se fazem presentes nas reuniões, mas que podem e devem contribuir na discussão da ATER no estado. O papel da Câmara de ATER não pode se resumir a deliberar sobre credenciamentos, mas deve ampliar o debate sobre a prestação de serviços de ATER junto aos agricultores do Paraná.
A Câmara de Desenvolvimento Territorial analisou a solicitação do município de Palmeira para sua inclusão ao Território Centro Sul, além dos documentos encaminhados pelos Territórios Cantuquiriguaçu e Vale do Ivai, atendendo a recomendação da Resolução 082/2014 do CEDRAF. Os integrantes da Câmara de Desenvolvimento territorial ainda discutiram sobre a necessidade de aprimorar os instrumentos de planejamento, avaliação e documentação dos territórios, tendo por objetivo contribuir para que os mesmos mantenham sua historia registrada. Também se discutiu sobre a necessidade de manter um processo de formação e capacitação dos integrantes dos comitês gestores, visando ampliar as ações para além das atividades rurais, considerando o Território como uma unidade de planejamento ampla, em suas diversas dimensões. Após apresentação dos encaminhamentos das câmaras os conselheiros acataram e aprovaram a inclusão do município de Palmeira ao Território Centro Sul, assim como reconheceram a documentação encaminhada pelos territórios Cantuquiriguaçu e Vale do Ivai.