Paraná promove o 2.º Congresso de Agroecologia 28/05/2014 - 16:40

Será realizado em Curitiba, de 29 a 30 (quinta e sexta-feira), o 2° Congresso Paranaense de Agroecologia, evento promovido pelo Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), empresa vinculada à Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento. O encontro acontecerá no Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná, na Rua dos Funcionários, no bairro Juvevê.

Na sessão da plenária de abertura, às 13h30, o engenheiro agrônomo Márcio Miranda, diretor-adjunto do CPRA, fará o lançamento da Rede Paranaense de Pesquisa em Agroecologia. Segundo ele, essa rede é constituída por pesquisadores, professores, técnicos, agricultores e outras pessoas que tenham ações ligadas à pesquisa em agroecologia. “Tem por missão acolher e conectar colaboradores para potencializar a pesquisa em agroecologia e sua comunicação no Paraná”, explica.

Outros pontos que serão apresentados aos participantes do encontro são o de manter atualizadas e levantar as novas demandas das pesquisas em agroecologia indicando diretrizes e prioridades para o setor. “Temos o objetivo de orientar estratégias e ações de pesquisa, estimular e facilitar a formação de grupos, além da disponibilização das informações já existentes, e comunicar os resultados desses trabalhos, experiências e atividades em agroecologia”, afirma Miranda.

O engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Dirk Cláudio Ahrens, é o coordenador do comitê gestor da Rede Paranaense de Pesquisa em Agroecologia. Além do CPRA e Iapar, integram ainda esse colegiado o Centro de Apoio ao pequeno Agricultor (Capa); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná (Emater); Itaipu Binacional; Rede Ecovida; Universidade Estadual de Londrina (UEL); Estadual de Maringá (UEM); Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Estadual de Ponta Grossa (UEPG); e Estadual do Norte do Paraná (UENP).

A participação é aberta a todos os técnicos ligados à pesquisa em agroecologia, seja na condição de realizador ou demandador de atividades de pesquisa dentro dos princípios da agroecologia.

PROGRAMAÇÃO - Além da sessão plenária de abertura, acontecerá também nesta quinta-feira, às 14h30, uma palestra do professor de agroecologia, Santiago Sarandón, da Universidade Nacional de La Plata, da Argentina, que terá como tema “A agroecologia integrando o ensino, a pesquisa, a extensão e o agricultor”. Após serão apresentados uma prévia dos trabalhos inscritos no encontro e a solenidade oficial de abertura do evento.

Na sexta-feira (30), entre 8 e 10 horas, acontecerá a apresentação oral dos trabalhos. Na sequência da programação, das 10h30 às 12 horas, acontecerá o primeiro painel do encontro voltado à Rede de Ensino. Herberto Bier, do Capa, falará sobre “A construção do conhecimento sob o olhar do agricultor”; Wilson João Zonin, da Unioeste, abordará o tema “Os desafios da docência em agroecologia”; Luiz Carlos Hartmann, da Escola Latino-Americana de Agroecologia, falará sobre “O papel dos alunos na construção do conhecimento”.

Encerrando as atividades da parte da manhã, será a vez de Gisele Fernanda Mouro, do IFPR, abordar “A agroecologia nas escolas dos institutos, colégios e casas familiares rurais”. A moderação desse painel ficara a cargo do professor Carlos Hugo da Rocha, da UEPG.

À tarde, das 13h30 às 14h40, será realizado o segundo painel do congresso, sobre a Rede de Assistência Técnica e Extensa Rural (Ater). Mário Barbioli Sflacin, da Aopa/Ecovida, falará sobre “A troca de experiências de agricultor para agricultor”; Paulo Henrique Lizarelli, da Emater Paraná, abordará o tema “A agroecologia na Emater”; Janete Rosane Fabro, da Assessoar, falará sobre “A Ater em agroecologia nas organizações não governamentais.

No período das 15h10 às 16h20, haverá a apresentação do terceiro painel do congresso com o tema central “Rede de Pesquisa”, tendo como moderador Claudine Dinali Santos Seixas, da Embrapa Soja. Bernardo Vergopolen, da Ecoaraucária, falará sobre “A pesquisa participativa no olhar do agricultor”; Maurício Ventura, da Uel, abordará “Pesquisa em agroecologia nas universidades”; e, por último, Cátia Cristina Rommel, do Iapar, falará sobre “A agroecologia na pesquisa”. Finalizando o congresso, das 16h20 às 17h30, serão apresentadas as sínteses integradora Ater-Ensino-Pesquisa-Agricultor.

ORTIGARA - Para Norberto Ortigara, secretário da Agricultura e do Abastecimento, o Paraná já é tradicionalmente um estado reconhecido nacionalmente neste segmento da agroecologia”. “Temos a consciência que devemos promover e apoiar ações integradas para a ampliação de sistema de produção e a comercialização de alimentos orgânicos no Estado. Ajudamos a promover várias feiras específicas do setor, além da inclusão de alimentos orgânicos na merenda escolar. São bons exemplos que já estão em prática”, disse Ortigara, lembrando ainda que o Paraná possui 380 mil propriedades rurais, sendo que 7 mil delas trabalham na produção de orgânicos.

Segundo o engenheiro agrônomo, João Carlos Zandoná, diretor-presidente do CPRA, o evento, que começou na última terça-feira (27), com reuniões técnicas e de trabalho, é voltado a pesquisadores, professores, profissionais e público geral, interessados no debate das ações de pesquisa, ensino e extensão em agroecologia.

Mais informações e inscrições para o 2° Congresso Paranaense em Agroecologia podem ser realizadas através da página eletrônica oficial do evento no www.cpra.pr.gov.br.

SERVIÇO: 2° Congresso Paranaense de Agroecologia.

Local: Auditório do Setor de Ciências Agrárias da UFPR.

Rua dos Funcionários, 1540, bairro do Juvevê, Curitiba – PR.

Dias: 29 e 30 (quinta e sexta-feira).

Horários: das 12 às 18 horas de quinta-feira.

Abertura oficial: 17 horas.

Sexta-feira, 30 de maio

Horário: das 8 às 17h30

Contatos:

Centro Paranaense de Referência em Agroecologia – CPRA - 41 3544-8100.

João Carlos Zandoná - 9652-6855 – diretor presidente do CPRA.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br