Paraná vai sediar simpósio de pesquisa em café em 2015 02/12/2013 - 15:10
Promovido pelo Consórcio Pesquisa Café, o Simpósio é um painel qualificado dos avanços científicos na cafeicultura, de acordo com o diretor de pesquisa do Iapar, Armando Androcioli Filho. “A realização do evento no Paraná fortalece nossa pesquisa e o esforço para apoiar o aumento da produtividade, qualidade da bebida e rentabilidade dos cafeicultores do Estado”, afirma.
O diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Jânio Silva, explicou que a pesquisa é importante para o aumento da produtividade, sem aumento da produção e de área, e melhoria da qualidade do produto. “Quando a produtividade aumenta, os custos diminuem e melhoram a renda do produtor, além de liberar área para outras culturas”, disse.
O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio de Departamento do Café, pretende retomar e incrementar a partir de 2014 o programa de promoção da marca Cafés do Brasil, com a participação das entidades representativas da cafeicultura do setor privado.
CONSÓRCIO – O Consórcio Pesquisa Café foi criado em 1997 por iniciativa de dez instituições: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente, reúne cerca de 50 instituições de ensino, pesquisa e extensão nas principais regiões produtoras e tem 330 planos anuais de ação.
SIMPÓSIO – O Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é realizado a cada dois anos pelo Consórcio Pesquisa Café. O principal objetivo do evento é promover ampla discussão com a comunidade científica e com representantes dos diversos setores da cadeia produtiva do café sobre conceitos modernos de produção para estimular debates permanentes de temas relacionados ao agronegócio café, que visem garantir o aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e a sustentabilidade do setor cafeeiro, com inclusão social.
O público-alvo é constituído por pesquisadores, técnicos, professores, estudantes universitários, extensionistas, lideranças de associações e cooperativas, empresários, cafeicultores e demais segmentos interessados no desenvolvimento do agronegócio café, imprensa especializada e comunidade em geral, do país e do exterior.