Parlamentares alemães visitam Secretaria da Agricultura 06/12/2012 - 16:10
A comitiva visitou as regiões de produção agrícola de vários estados brasileiros para conhecer melhor os processos de produção dos artigos enviados à Europa. Eles se interessaram pelos critérios utilizados para a liberação de produtos geneticamente modificados e as alternativas disponíveis ao uso intensivo de agrotóxicos nas lavouras.
O secretário Norberto Ortigara explicou que os agricultores paranaenses estão plantando produtos geneticamente modificados em larga escala conforme o avanço da ciência, mas obedecem as regras do Conselho Nacional de Biossegurança e às consultas feitas aos países europeus e aos Estados Unidos. “Mas o Paraná não perdeu o olhar sobre as exigências de compra de muitos países que só demandam a compra de produtos convencionais”, ressaltou o secretário.
Ele lembrou que o Paraná pratica uma agricultura sustentável e a secretaria está orientando os agricultores para o uso consciente de agrotóxicos. Ortigara disse que a preocupação da Seab é reduzir o impacto da aplicação de produtos químicos. “Estamos preocupados com as condições de vida do agricultor, do meio ambiente e do solo e por isso estamos avançando com a pesquisa agronômica no desenvolvimento de variedades mais resistentes e tolerantes a pragas”, afirmou.