Patrulha do Campo já beneficiou mais de 20 mil propriedades rurais 03/04/2014 - 17:06

foto/secsO projeto Patrulha do Campo, realizado pelo Governo do Estado em parceria com consórcios municipais, revitalizou mais de 1,8 mil quilômetros de estradas rurais do Paraná, beneficiando 20,3 mil propriedades. Cerca de 128 mil pequenos agricultores tiveram um salto na qualidade de vida com o programa, que permite escoar com mais agilidade e segurança os produtos da agricultura familiar paranaense e traz diversos benefícios a quem vive no campo.

Há 23 anos produzindo hortifrutigranjeiros em Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira, o produtor rural Joaquim da Rosa afirma que ficou muito mais fácil vender sua produção com as melhorias nas estradas. “Nós tínhamos que puxar os produtos de trator até a rodovia, porque seis anos atrás não chegava caminhão até as propriedades. Agora, com a estrada boa, os caminhões trucados saem daqui carregados de hortifrutigranjeiros”, ressalta.

A melhoria também foi observada pelo agricultor Deolindo Pereira da Costa, do município de Ortigueira, nos Campos Gerais. “Quando vi esse maquinário percebi que nosso progresso estaria vindo com ele. A gente agora pode passear, sair de casa sem prejuízos com os carros. Também é bom para criação de gado, plantação e turismo, que com a melhoria da estrada já aumentou muito”, diz.

Lançado no primeiro semestre do ano passado, os serviços da Patrulha do Campo já chegaram a 202 municípios, reunidos em 26 consórcios. As 30 patrulhas entregues contam com um conjunto com 13 equipamentos rodoviários usados na readequação. Além do escoamento da safra, o programa também garante o acesso da população rural a serviços como saúde, educação e de compras fora da propriedade.

“A dinâmica das patrulhas é totalmente diferente do que acontecia até então, quando os municípios ficavam responsáveis sozinhos pela adequação das estradas. O que se vê agora é uma modernização da gestão, contemplando ações em parceria e uma proposta voltada para a sustentabilidade”, destaca o coordenador estadual do Patrulha do Campo, Jair Vedruscolo. Ele explica que os consórcios intermunicipais são organizados pelo governo estadual, que também capacita os técnicos e operadores e fica responsável pelo projeto técnico de revitalização.

MUNICÍPIOS – Com estradas melhores escoando a produção agrícola, os municípios já analisam ampliar sua economia. “As melhorias trazem muitos benefícios à nossa região, que conta com forte produção de soja, milho, trigo e leite. Também abrem horizontes para a indústria. Temos matéria-prima para indústria cerâmica, por exemplo, que pode ser aproveitada com a nova estrada”, afirma o prefeito de Congonhinhas, José Olegário Lopes.

O projeto de readequação tem servido também como exemplo para os gestores municipais, que passaram a usar a metodologia das patrulhas nas obras de melhorias das estradas. “Nós já estamos levando este modelo de projeto para Serra Pelada, em outra localidade do município. A durabilidade é melhor e teremos menos despesas”, explica o secretário de Obras de Ortigueira, Osvaldo Covaleski.

TRANSPORTE ESCOLAR – Outra preocupação do Governo do Estado ao revitalizar as estradas rurais é garantir a educação dos estudantes que vivem no campo. Antes das reformas feitas pelas Patrulhas do Campo, muitos estudantes faltavam às aulas em dias de chuva por causa dos atoleiros. Desde o início do programa, mais de 18 mil estudantes da zona rural foram beneficiados.

Em Doutor Ulysses, a diretora do Colégio Estadual do Campo Salto Grande do Turvo, Gizeli de Cássia Schnell, observa que quase mais nenhum aluno falta às aulas por problemas no transporte escolar. "Em nossa escola, a grande maioria dos alunos vem do meio rural e depende de transporte escolar. Podemos considerar que ficou um marco entre antes e depois da renovação da estrada. Hoje, o número de faltas por causa do transporte é praticamente zero", confirma.

CRUZEIRO DO IGUAÇU – Cruzeiro do Sul está em obras. Diversas estradas do interior estão sendo readequadas com as máquinas da Patrulha do Campo do Consórcio Pró-Caxias. Além disso, um trecho de 10 quilômetros está ganhando calçamento com pedras irregulares na área rural do município.

Em São Jorge, 31 quilômetros readequados - Antes da patrulha ir para Cruzeiro do Iguaçu estava em São Jorge D’Oeste, onde foi feito o trabalho de readequação de 31 quilômetros de estradas rurais.
foto/secsarquivo/secs
foto/secs