Pesquisa, assistência técnica e extensão rural fazem da Lapa referência em fruticultura 12/11/2021 - 11:38

O investimento em pesquisa, assistência técnica e extensão rural está colaborando para tornar a Lapa referência na fruticultura. A Estação Experimental do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) no município alia tecnologia a boas práticas, e agora busca fortalecer o laço com outros municípios para incentivar a produção regional. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, o deputado estadual Hussein Bakri, secretários municipais de Agricultura, prefeitos e produtores da Região Metropolitana de Curitiba visitaram o local na quinta-feira (11).

Criada em 1978, a Estação Experimental da Lapa recebe aproximadamente 1 mil visitantes por ano e abriga 98 variedades de frutas - sendo 25 apenas de uvas de mesa, para suco e vinho, segundo o coordenador do espaço, Clóvis Roberto Hoffmann. Além das uvas, há variedades de maçã, pera, ameixa, pêssego, nectarina, laranja, amora, framboesa, mirtilo, figo e kiwi. Também são desenvolvidos estudos com produção de leite de búfala no sistema orgânico.

A aproximação com lideranças municipais torna ainda mais acessível o conhecimento sobre fruticultura, apresentando as melhores opções para gerar renda no campo com produção sustentável. “Os pomares aqui não recebem herbicidas há mais de 10 anos”, conta o extensionista rural Maghnom Melo. No evento também foi anunciada a reativação de uma unidade do IDR-Paraná no distrito de Água Azul.

lapa

“Se temos uma agenda em comum, vamos mais longe. A ideia é potencializar a produção, e é com esse esforço que trouxemos os secretários para conhecer o espaço. Um agricultor bem orientado tem a chance de ser melhor”, disse Ortigara.

Para o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, a parceria com municípios é fundamental para aproximar os produtores. “Para nós, essa é uma vitrine de como devem acontecer as coisas na pequena agricultura.

“Esse é um momento importante para levar conhecimento aos municípios e fazê-los aproveitar essa estrutura. Nossa fruticultura já está crescendo”, disse o prefeito da Lapa, Diego Ribas.

TRABALHO - Segundo o coordenador da Mesorregião Curitiba e Litoral pelo IDR-Paraná, Renato Viana, o encontro com lideranças municipais teve o objetivo de posicionar a Estação como referência nos sistemas de produção de frutas. “O Governo do Estado tem um investimento de grande envergadura na revitalização da vitivinicultura, e a Estação da Lapa é uma referência para reforçar o laço entre a pesquisa, a extensão rural e os produtores rurais. Queremos demonstrar como se faz um bom processo produtivo”.

As ações do Instituto envolvem ainda o turismo rural e o incentivo ao consumo de produtos da agroindústria familiar, com atividades como as Caminhadas na Natureza - passeios em áreas rurais do Paraná. A edição da Lapa acontece no dia 21 de novembro, a partir das 8 horas, com percurso de 10 km que inclui a Estação Experimental.

AMSULEP - No mesmo dia, o secretário Norberto Ortigara conversou com prefeitos da Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná - AMSULEP. Ele destacou as posições de liderança do agro paranaense no contexto nacional. Também falou do potencial de crescimento da pecuária possibilitado por certificações como o reconhecimento internacional do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em maio deste ano, que abre portas para a carne paranaense em países que pagam melhor pelo produto com sanidade reconhecida. O presidente da Associação e prefeito de Rio Negro, James Valério, reforçou a necessidade de manter a integração entre os municípios e fortalecer as parcerias.

 

GALERIA DE IMAGENS