Produtores debatem qualidade do leite na ExpoLondrina 2013 11/04/2013 - 17:10

Foto/seabO secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, defendeu o pagamento diferenciado pela qualidade do leite, aos produtores rurais. Ortigara falou sobre o assunto para cerca de 400 produtores das regiões Norte e Noroeste do Estado que participaram do 18º Encontro Regional de Produtores de Leite, realizado na manhã desta quinta feira, 11, na ExpoLondrina 2013.

De acordo com o Ortigara, o reconhecimento da qualidade do leite pela indústria vai estimular ainda mais os produtores a adotarem as técnicas de manejo recomendadas para a bovinocultura leiteira, com investimentos em genética, alimentação adequada e sanidade. A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e suas empresas vinculadas estão se empenhando para que o Paraná seja um grande produtor de leite com qualidade, frisou.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Paraná é o terceiro maior produtor de leite do País, com uma produção de 3,8 bilhões de litros de leite em 2011, que correspondeu a uma aumento de 200 milhões de litros em relação à produção do ano anterior. A tendência é aumentar ainda mais a produção em função do trabalho que está sendo feito para consolidar as bacias leiteiras no Sudoeste, Norte Pioneiro, na região do Arenito (Noroeste), na região de Turvo, Guarapuava, Mandirituba e outras regiões com potencialidade de crescimento na atividade.

O secretário antecipou que no dia 23 de abril, haverá uma reunião em Curitiba, com os dirigentes de instituições ligadas à cadeia produtiva do leite para definir estratégias, como foco em arranjos regionais. “De um lado queremos a indústria fortalecida, em condições de pagar o produtor de leite pela qualidade do produto”, assegurou Ortigara. Ele lembrou ainda das políticas públicas disponíveis em garantir as melhorias na produção leiteira do Paraná, entre elas o acesso facilitado ao crédito e repasse de equipamentos de bovinocultura leiteira como tanques e resfriadores para os agricultores familiares.

Além das políticas públicas, o encontro debateu aspectos técnicos da bovinocultura leiteira, entre eles o bem estar animal, que proporciona resultados econômicos expressivos aos produtores. Para o médico veterinário Altair Antônio Valloto, superintendente da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, “os parâmetros de avaliação do conforto animal são decisivos na melhoria do rendimento do rebanho.

A pesquisadora Maria de Fátima Ávila Pires, da Embrapa Gado de Leite, informou que os resultados de pesquisa mostram ganhos de até 10% na produção de leite quando o rebanho encontra-se em situação de bem estar.

Ainda durante o Encontro foi destacada a importância do planejamento da propriedade leiteira como estratégia para atingir bons resultados. “O segredo é definir e planejar bem o negócio e ter a visão de onde chegar”, afirmou o extensionista Sidnei Baroni, da Emater de Maringá.

Integraram a comitiva do secretário Norberto no encontro, o diretor técnico da Emater Richard Golba, Florindo Dalberto Presidente do Iapar, diretor de pecuária de leite da Sociedade Rural do Paraná Clovis Franco de Souza, Eliel de Freitas presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná. Renato Arlindo Beleze presidente da Confepar, dirigentes da Fetaep, Faep e de sindicatos.