Richa destaca desempenho do agronegócio do Paraná 26/03/2014 - 09:20
O governador Beto Richa participou, nesta terça-feira (25), da abertura da Tecno Food Brazil, Feira Internacional de Proteína Animal, e ressaltou os investimentos do Governo do Estado na área da agropecuária. Entre as ações do Estado, Richa destacou a criação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), que faz fiscalização e certificação de produtos, para ampliar o mercado e elevar a competitividade da produção paranaense.
O governador afirmou que a agropecuária é um setor de fundamental importância para a economia paranaense. “Nosso governo dá atenção especial ao setor, que é fundamental para o Paraná, pois fortalece a economia e alavanca o desenvolvimento do Estado”, disse Richa na cerimônia de abertura. Participaram da solenidade o superintendente do Ministério da Agricultura, Glauco Bertoldo, e o cônsul-geral da Argentina, Hector Vivacqua. O evento, que acontece até quinta-feira(27) no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, reúne inovações tecnológicas para indústrias de carne e leite.
Richa ressaltou ainda que todo o setor agrícola foi um dos grandes responsáveis pelo bom desempenho da economia paranaense em 2013. Enquanto o PIB do Brasil cresceu 2,3%, o PIB do Paraná cresceu 5%. O setor agrícola cresceu 18,4% em 2013, com recorde na colheita de grãos – 36,5 milhões de toneladas.
O governador citou também outros programas estaduais de apoio aos produtores, como a entrega de calcário para aumentar a produtividade das pequenas propriedades, e as medidas para melhorar as condições das estradas rurais, como o repasse de óleo diesel e a entrega de Patrulhas do Campo (conjunto de equipamentos rodoviários).
A construção de moradias rurais e o fortalecimento de entidades como a Emater, são outras ações de destaque do governo em prol do setor. “Estamos em constante diálogo com produtores e entidades rurais, ouvindo quem mais entende do assunto para avançar em passos largos no desenvolvimento rural do Estado”, afirmou Richa.
DESTAQUE - No Paraná existem 409 agroindústrias com Serviço de Inspeção do Estado, 142 empresas com inspeção municipal e 375 empresas com Serviço de Inspeção Federal (SIF).
O destaque do setor agropecuário paranaense foi um dos motivos para a Tecno Food ser realizada no Estado, explicou Rubens Zago, um dos organizadores da feira. “Além de ser o maior produtor de frango no País e se destacar na produção suína, bovina e de laticínios, o Paraná é um estado estratégico na área de proteína animal, próximo aos principais estados produtores”, disse Zago.
O secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que o evento vem fortalecer ainda mais a produção da agroindústria do Estado. “Temos buscado um constante aperfeiçoamento no setor agropecuário paranaense, para andar em paralelo tanto o crescimento na competência instalada na produção agrícola, como na produção agroindustrial e industrial”, explicou.
Para o senador do Mato Grosso Blairo Maggi, um dos palestrantes do evento, o Paraná é exemplo para o setor agropecuário nacional, em especial na produção avícola. “Nós, de outros estados, somos observadores e seguidores deste movimento que existe no Paraná. Quando todos os estados produtores passarem a se industrializar, quem ganha são todos os brasileiros”, destaca.
A expectativa dos organizadores é que cerca de 8 mil pessoas visitem a Tecno Food, que ocorre simultaneamente à Mercolátea Milk Fair, voltada ao setor de laticínios. O evento é uma oportunidade para pequenos e médios empresários conhecerem as novas tecnologias voltadas para a produção de carne e leite.
TECNOLOGIA - Na Tecno Food Brazil são apresentadas as inovações que apontam para o futuro do alimento à base de produtos de origem animal, como carnes e leite. São conceitos, processos, soluções e conjuntos tecnológicos que vão agregar valor às indústrias.
Entre elas, estão em exposição uma máquina automática para desossa de cabeça e paleta de suínos e também a primeira máquina genuinamente brasileira de desossa de coxas de frango.
Outros equipamentos em exposição são o de reaproveitamento de energia e o de abates humanitários e que permitem uma industrialização sustentável sob o ponto de vista ambiental.
SEMINÁRIOS – Durante a feira, a Adapar vai promover, na quinta-feira (27), a reunião do Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa) e também participará da reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa).
“Para nós, este é um momento estratégico, pois na medida em que cresce o empenho das empresas de produto animal em ter mais tecnologia, garante mais qualidade aos produtos certificados pela Adapar. Desta forma, o governo investe cada dia mais na proteção para a sanidade agropecuária, criando possibilidades para o Estado se fortalecer nos mercados interno e externo”, afirmou o presidente da agência, Inácio Afonso Kroetz.
Paralelamente à tecno Foods, são realizados outros dois eventos – o Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovações para a Indústria da Carne (dias 26 e 27) e o Seminário Internacional para a Indústria Láctea (25, 26 e 27). A programação inclui palestras técnicas com especialistas renomados no mundo sobre proteína animal e produtos lácteos, todas com tradução simultânea.
Participaram ainda da cerimônia o secretário chefe da Casa Civil, Reinhold Stephanes; o superintendente do Ministério da Agricultura, Glauco Bertoldo; o Cônsul-geral da Argentina, Hector Vivacqua, e os prefeitos de Pinhais, Luiz Goulart, e de Quatro Barras, Loreno Tolardo.