Richa entrega em Londrina patrulha para recuperar estradas rurais da região 12/04/2013 - 09:10
Os equipamentos destinam-se à recuperação das estradas rurais e são formadas por: escavadeira, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio, carreta para as máquinas e cinco caminhões basculantes.
“A entrega destes equipamentos confirma que o Governo do Estado está trabalhando para apoiar os municipios e a agricultura do Paraná. Queremos melhorar a qualidade das nossas estradas. A situação das vias é um problema antigo, as frotas municipais estão sucateadas e agora o governo está junto com os municípios para resolver a questão”, disse o governador.
Richa lembrou que o setor agrícola por muitos anos tem salvado a balança comercial do Estado. “Estamos atuando muito junto ao setor. É compromisso do meu governo investir no desenvolvimento da agropecuária do Paraná e garantir apoio prioritário aos pequenos agricultores”, afirmou Beto Richa, ressaltando que o governo reestruturou a Emater e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e criou a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
Consórcios
O programa Patrulha do Campo apoia os municípios organizados em consórcios intermunicipais, com o repasse de máquinas e equipamentos especializados para obras de manutenção, conservação e adequação em estradas rurais.
Na primeira fase serão entregues 30 patrulhas. Até 2014, a meta é disponibilizar 60 conjuntos de equipamentos. Cada patrulha trabalha sob a supervisão de um técnico agrícola. O gerenciamento do sistema é de responsabilidade da Codapar.
O presidente do Cidrepar, prefeito de Alvorada do Sul, João Carlos Peres, disse que a sua região não recebia investimentos em maquinário há mais de 20 anos. “Sem a ajuda do governo não seria possível recuperar as estradas, pois as frotas das prefeituras estão sucateadas e sem condições de uso”, explicou ele. Segundo o prefeito, o trabalho da Patrulha do Campo vai ser importantíssimo neste período, pois, com as chuvas, a situação das estradas é crítica.
Além de maquinário, o governo dá suporte às prefeituras na elaboração de projetos técnicos e de engenharia para a recuperação as estradas. Inicialmente, o programa atenderá cerca de 200 municípios, com o aporte de R$ 110 milhões.
O Paraná possui 110 mil quilômetros de estradas rurais, por onde passam 30 milhões de toneladas de grãos por ano e um grande volume de frangos, suínos, bovinos, leite, madeira, hortaliças, insumos agrícolas, entre outros produtos do meio rural.
Exposição
A programação da Expolondrina, realizada no Parque de Exposições Ney Braga, inclui leilões, palestras, seminários e oficinas nos auditórios do Parque de Exposições. Produtores rurais de todo o estado visitam a mostra e estudantes de escolas e instituições regionais também participam do evento com visitas agendadas.
“Acompanho a Expolondrina desde criança, sua evolução até se tornar uma das mais importantes do Brasil neste setor. A Feira comercializa muitos produtos importantes para a agricultura paranaense”, afirmou Richa.
A expectativa dos organizadores é que 500 mil pessoas visitem as instalações durante os 10 dias de feira. O presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Moacir Norberto Sgarioni, afirma que a previsão é que sejam superados os resultados do ano passado, que atingiu a R$ 350 milhões em comercialização. “O governo tem sido um grande parceiro no fortalecimento desta feira, agregando mais qualidade anualmente, com isso nos tornamos uma das mais completas do Brasil.”
Acompanharam o governador Beto Richa, o prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff; o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o deputado federal André Zacharow; e os deputados estaduais Alexandre Curi e Tercílio Turini.