Richa entrega em Londrina patrulha para recuperar estradas rurais da região 12/04/2013 - 09:10

Secretário da Agricultura e do AbastecimentoO governador Beto Richa entregou na quinta-feira (11), durante visita à 53ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, uma Patrulha do Campo ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Entorno do Paranapanema (Cidrepar), que reúne os municípios de Ibiporã, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio, Sertanópolis e Bela Vista do Paraíso.

Os equipamentos destinam-se à recuperação das estradas rurais e são formadas por: escavadeira, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio, carreta para as máquinas e cinco caminhões basculantes.

“A entrega destes equipamentos confirma que o Governo do Estado está trabalhando para apoiar os municipios e a agricultura do Paraná. Queremos melhorar a qualidade das nossas estradas. A situação das vias é um problema antigo, as frotas municipais estão sucateadas e agora o governo está junto com os municípios para resolver a questão”, disse o governador.

Richa lembrou que o setor agrícola por muitos anos tem salvado a balança comercial do Estado. “Estamos atuando muito junto ao setor. É compromisso do meu governo investir no desenvolvimento da agropecuária do Paraná e garantir apoio prioritário aos pequenos agricultores”, afirmou Beto Richa, ressaltando que o governo reestruturou a Emater e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e criou a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Consórcios
O programa Patrulha do Campo apoia os municípios organizados em consórcios intermunicipais, com o repasse de máquinas e equipamentos especializados para obras de manutenção, conservação e adequação em estradas rurais.

Na primeira fase serão entregues 30 patrulhas. Até 2014, a meta é disponibilizar 60 conjuntos de equipamentos. Cada patrulha trabalha sob a supervisão de um técnico agrícola. O gerenciamento do sistema é de responsabilidade da Codapar.

O presidente do Cidrepar, prefeito de Alvorada do Sul, João Carlos Peres, disse que a sua região não recebia investimentos em maquinário há mais de 20 anos. “Sem a ajuda do governo não seria possível recuperar as estradas, pois as frotas das prefeituras estão sucateadas e sem condições de uso”, explicou ele. Segundo o prefeito, o trabalho da Patrulha do Campo vai ser importantíssimo neste período, pois, com as chuvas, a situação das estradas é crítica.

Além de maquinário, o governo dá suporte às prefeituras na elaboração de projetos técnicos e de engenharia para a recuperação as estradas. Inicialmente, o programa atenderá cerca de 200 municípios, com o aporte de R$ 110 milhões.

O Paraná possui 110 mil quilômetros de estradas rurais, por onde passam 30 milhões de toneladas de grãos por ano e um grande volume de frangos, suínos, bovinos, leite, madeira, hortaliças, insumos agrícolas, entre outros produtos do meio rural.

Exposição

A programação da Expolondrina, realizada no Parque de Exposições Ney Braga, inclui leilões, palestras, seminários e oficinas nos auditórios do Parque de Exposições. Produtores rurais de todo o estado visitam a mostra e estudantes de escolas e instituições regionais também participam do evento com visitas agendadas.

“Acompanho a Expolondrina desde criança, sua evolução até se tornar uma das mais importantes do Brasil neste setor. A Feira comercializa muitos produtos importantes para a agricultura paranaense”, afirmou Richa.

A expectativa dos organizadores é que 500 mil pessoas visitem as instalações durante os 10 dias de feira. O presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Moacir Norberto Sgarioni, afirma que a previsão é que sejam superados os resultados do ano passado, que atingiu a R$ 350 milhões em comercialização. “O governo tem sido um grande parceiro no fortalecimento desta feira, agregando mais qualidade anualmente, com isso nos tornamos uma das mais completas do Brasil.”

Acompanharam o governador Beto Richa, o prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff; o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara; o deputado federal André Zacharow; e os deputados estaduais Alexandre Curi e Tercílio Turini.