Sabores do Paraná reúne 80 agroindústrias familiares e amplia oportunidades no Show Rural Coopavel 2026 11/02/2026 - 10:37
A diversidade da agricultura familiar paranaense ganha destaque na edição 2026 do Show Rural Coopavel, em Cascavel, com a realização da Feira Sabores do Paraná. O espaço, ampliado neste ano com a inauguração do novo barracão, reúne 80 empreendimentos de diferentes regiões do estado, oferecendo ao público produtos artesanais, inovações gastronômicas e histórias de quem vive da produção no campo.
De acordo com a coordenadora estadual de agroindústria do IDR-Paraná, Karolline Marques da Silva, a ampliação da estrutura possibilitou a participação de um número maior de produtores. “Com a ampliação do barracão, tivemos a oportunidade de colocar aqui 80 diferentes empreendimentos da agricultura familiar. Isso tem sido uma experiência muito gratificante para nós, como Extensão Rural, que acompanhamos esse produtor lá no campo”, afirma.
Segundo ela, o novo espaço tem contribuído para o aumento das vendas e do tempo de permanência dos visitantes. “Como o lugar está muito confortável, o público passa mais tempo aqui dentro. Acaba degustando mais e comprando mais, porque os produtos são de excelente qualidade. A cada dia recebemos feedback positivo tanto do público quanto dos produtores, que têm superado as vendas do ano anterior”, destaca.
Novidades e aprendizado para novos expositores: Entre os estreantes da feira está o produtor Márcio Aurélio Villasboas, de Nova Tebas, que participa pela primeira vez do evento com a produção de morangos e mirtilos. A propriedade cultiva morangos há cerca de dez anos e introduziu o mirtilo há três.
“Somos meio novatos nesta parte da feira. Aqui em Cascavel é a primeira vez que viemos. Estamos evoluindo e aprendendo um pouco a cada dia”, conta. No estande, além das frutas in natura, a família apresenta sobremesas diferenciadas, como estrogonofe de morango e de mirtilo. “Muitas vezes as pessoas acham que é salgado, mas na verdade é doce. É uma novidade que chama atenção do público”, explica.
O produtor ressalta a importância do apoio do IDR-Paraná para a participação no evento. “Fizemos o cadastro pelo IDR da nossa região, seguimos os critérios e conseguimos participar. Para nós está sendo sensacional. A estrutura é incrível, confortável, com ar-condicionado, e a equipe é muito atenciosa. O movimento está bom desde domingo e tem aumentado”, avalia.
Tradição e cultura na agroindústria familiar: A feira também reúne empreendedores com trajetória consolidada em eventos e produção artesanal, como a agroindústria de Neuza Midori Ikawa Iwase, de Holanda, no norte do Paraná. Desde 2014, ela produz doces e quitutes de inspiração japonesa, como manju (bolinho de feijão), carinto com gengibre, manjupan e biscoitos artesanais.
“Produzimos tudo em casa, na nossa agroindústria na zona rural. Construímos o espaço justamente para poder participar de feiras familiares”, relata. Participando de feiras desde 2016, Neuza destaca a importância do apoio institucional. “O agronegócio é pequeno, mas com o apoio do IDR estamos crescendo e alcançando espaços fora da nossa região. Somos muito gratos pela oportunidade”, diz.
Experiência para visitantes e novos empreendedores: A feira também chama a atenção de visitantes e empreendedores que participam como expositores, como Tamires Sindel Leite Nascimento, que integra o evento com sua empresa e destaca a grandiosidade do pavilhão.
“É a primeira vez que participamos e é algo enorme, que eu não imaginava. Tudo está sendo planejado nos mínimos detalhes. A estrutura é maravilhosa, aconchegante e acolhe a todos”, comenta. Além de expor seus produtos, Tamires também aproveitou para conhecer outros estandes da feira gastronômica e experimentar novos sabores. “Comprei um doce asiático. Não temos o hábito de trazer essa culinária para a nossa região, então é uma experiência cultural deliciosa”, relata.




















