Seab apresenta resultados do programa Coopera Paraná em evento nacional 23/04/2024 - 16:01

Os resultados do programa Coopera Paraná, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), foram apresentados nesta terça-feira (23) durante o Encontro Nacional de Cooperativismo, em Luziânia (GO), em um Painel sobre experiências de políticas estaduais de estímulo ao cooperativismo e associativismo da Agricultura Familiar. O Encontro começou na segunda-feira (22) e termina na quinta-feira (25), na sede do Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI).

Na apresentação, o coordenador estadual do Coopera Paraná, Jefferson Meister, mostrou quais metas e estratégias de ação do programa, desde o acompanhamento das cooperativas, capacitação, incentivo à comercialização, até o apoio financeiro. "O objetivo foi mostrar como o Estado do Paraná tem apoiado o cooperativismo da agricultura familiar. Os recursos ajudaram a melhorar o desempenho econômico de organizações da agricultura familiar, a vida dos cooperados e a qualidade dos produtos", diz.

O Coopera Paraná busca fortalecer as organizações da agricultura familiar, promovendo melhoria da competitividade e da renda, com financiamento de infraestrutura, máquinas e equipamentos. Ele prioriza ações de assistência técnico-gerencial, capacitação de dirigentes, técnicos e quadro social, e promoção à comercialização e acesso a mercados. Desde o lançamento, em 2019, o Coopera Paraná já apoioi 167 organizações (101 cooperativas e 66 associações) com recursos de R$ 72,5 milhões. No período, 72 cooperativas e 51 associações receberam acompanhamento técnico pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná); e 5.597 pessoas foram atendidas. Em 2024, 58 projetos foram selecionados, com investimento de R$ 21,5 milhões.

COOPERA MAIS BRASIL - Na segunda-feira, no mesmo evento, aconteceu o lançamento do Programa Nacional de Cooperativismo (COOPERA MAIS BRASIL). Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil (MDA), o programa consiste na construção de várias ações integradas para formação e capacitação dos agricultores familiares, além de articular, a nível governamental, estratégias e serviços diversos para fortalecer o acesso ao financiamento por parte das cooperativas, associações e agricultores familiares. A medida busca, primordialmente, a melhoria nos processos gerenciais e o estímulo ao desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade ambiental, econômica, social e financeira desses empreendimentos.

De acordo com a pasta, uma das metas do programa é a expansão de redes de comercialização e abastecimento alimentar em todo o País, bem como questões como: aumento da produção de alimentos, melhoria de renda e qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares.

Além do MDA, o programa Coopera Mais Brasil conta com a parceria de outros ministérios, dentre eles o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Também fazem parte órgãos como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex Brasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), dentre outros. 

EVENTO - Estão presentes no Encontro Nacional de Cooperativismo 450 lideranças de cooperativas e associações de todo o Brasil ligadas às principais redes e articulações cooperativistas. Dentre as quais, a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), União Nacional das Cooperativas da Reforma Agrária do Brasil (Unicrab), Central das Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

GALERIA DE IMAGENS